O novo concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) segue como um dos mais aguardados do ano pelos concurseiros de todo o país!
Enquanto o INSS segue esperando a aprovação do pedido de concurso, o presidente do órgão, Renato Vieira, falou recentemente sobre um assunto polêmico durante reunião com sindicalistas: a cessão de funcionários da Infraero para atuarem no INSS.
De acordo com o presidente do INSS, agentes da Infraero não podem substituir e atuar nas atividades desenvolvidas pelos servidores do órgão.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!⇒ Confira todas as informações na página do concurso INSS!
Índice
Entenda o caso
No mês de janeiro de 2019, a presidente da Infraero, Martha Seillier, reuniu-se com o presidente do INSS e com representante da Advocacia Geral da União para debater uma parceria entre os órgãos, com a cessão de servidores para compor o quadro de empregados de suas entidades.
Durante a reunião, foi levantada a possibilidade de os servidores cedidos pela Infraero ao INSS ocupassem alguns dos mais de 19 mil cargos vagos existentes no Instituto.
Diante da polêmica, o presidente do INSS informou que os servidores cedidos pela empresa exercerão funções restritas e não atuarão nas esferas de competência dos Técnicos e Analistas da carreira do Seguro Social.
Déficit de servidores
O INSS passa por uma situação drástica, com cerca de 7.614 vagas em vacância no seu quadro de servidores.
O alto déficit ocasiona atrasos no trabalho desempenhado pelo INSS. Por exemplo, o número de mães que tem direito ao salário-maternidade e estão aguardando passa dos 211 mil! Segundo a Federação, “(…) o INSS vem passando por um verdadeiro caos, principalmente em virtude da insuficiência de servidores e a proposta de solucionar tais dificuldades com a implantação de ferramentas digitais”.
Urgência de concurso
O órgão segue mostrando a importância de um novo certame: enviou uma nota técnica ao Ministério do Planejamento pedindo a recomposição do quadro de pessoal através dos excedentes do concurso de 2015. Como o certame teve sua vigência vencida, será necessário a realização de uma nova seleção.
Na nota, o INSS ressaltou a situação preocupante com as vacâncias. Somente até março de 2018, foram 773, sendo 743 de aposentadorias. Em 2017, foram 1.657 aposentadorias que, em conjunto com exonerações, demissões, óbitos e decisões judiciais, resultou no total de 1.840 saídas de servidores.
Edital previsto
Foram solicitadas 7.580 vagas para os seguintes cargos:
– Técnico do Seguro Social » Ver Apostila «;
– Analista do Seguro Social » Ver Apostila «;
– Perito Médico.