Saiu o edital do novo concurso Guarda de Joinville, no estado de Santa Catarina! São 5 vagas para o cargo que conta com requisito de nível médio de escolaridade, com salários de R$ 3,2 mil.
Como fazer a inscrição no concurso Guarda de Joinville SC?
Os interessados deverão se inscrever em duas etapas, sendo um online e outra presencial.
- Primeira etapa: pré-inscrição pela internet, a partir das 08h00min do dia 15/10/2019 até as 23h59min do dia 13/11/2019, no endereço eletrônico www.joinville.sc.gov.br, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, considerando-se como extemporânea e sem validade qualquer inscrição realizada fora desse período;
- Segunda etapa: validação presencial da inscrição, após 1 (um) dia útil da realização da primeira etapa, o candidato deverá validar a inscrição a partir de 16/10/2019 à 14/11/2019 (segunda-feira à sexta-feira), no horário das 08h00min às 18h00min na Secretaria de Gestão de Pessoas, localizada na Av. Hermann August Lepper, 10, Saguaçu, Joinville-SC, 2º andar, condicionada à apresentação do Formulário Eletrônico de Inscrição impresso, do número de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e documento de identificação pessoal. Será considerado como extemporânea e sem validade qualquer inscrição não validada neste período.
Não haverá taxa de inscrição.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Quem pode fazer o concurso Guarda de Joinville SC?
As oportunidades são destinadas ao cargo de:
- Guarda Municipal de Joinville
O salário tem o valor de R$ 3.255,59, em jornadas de trabalho de 220 horas por mês.
O que faz um Guarda Municipal de Joinville SC?
- É responsável pela proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município, com a finalidade de prevenir, e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, encaminhando ao delegado de polícia, diante do flagrante delito, o autor da infração.
- Zelar pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das Leis e regulamentos.
- Prestar informações ao público e aos órgãos competentes.
- Proteger os bens, serviços e instalações do Município, prevenindo a ocorrência de atos ilícitos, danos, vandalismo e sinistros contra os mesmos, através do patrulhamento ostensivo e preventivo, mediante a vigilância das escolas, das unidades de saúde, museus e demais prédios utilizados na prestação de serviços públicos pela Administração Municipal, bem como dos bens de uso comum do povo, assim entendidos as vias públicas, praças, parques, jardins, cemitérios, mercados públicos, feiras livres, monumentos e quaisquer outros de domínio público municipal, provendo as condições necessárias para que a população possa usufruir de tais ambientes com segurança.
- Estabelecer integração com os órgãos municipais de políticas sociais, visando ações intersetoriais e interdisciplinares de segurança do Município.
- Atuar em colaboração com os órgãos estaduais e federais, mediante solicitação, assim como atender situações excepcionais.
- Prestar apoio às atividades dos agentes de fiscalização de posturas, tributos, sanitária, saúde, trânsito, meio ambiente, transporte público e demais serviços municipais.
- Atender a população em eventos danosos, em auxílio à Defesa Civil e autoridades competentes do Município.
- Contribuir com a segurança escolar, incluídas ações preventivas e educativas, possibilitando a implantação de uma cultura de paz na comunidade local.
- Atuar como agente da autoridade de trânsito, educando, orientando, fiscalizando e controlando o trânsito nas vias e logradouros municipais, visando a segurança e a fluidez no tráfego.
- Colaborar com campanhas de interesse público e demais atividades de órgãos e entidades municipais no desenvolvimento de trabalhos correlatos com a missão da Guarda Municipal.
Quais os requisitos básicos do concurso Guarda de Joinville SC?
- Ter nacionalidade brasileira, ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado das prerrogativas dos Decretos números 70.391 de 12 de abril de 1972 e 70.436 de 18 de abril de 1972 e Artigo 12, § 1º da Constituição Federal do Brasil de 1988;
- Encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as militares;
- Conhecer e estar de acordo com as exigências do presente Edital;
- Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, que será comprovada por meio de Atestado de Saúde Ocupacional;
- Não ter sofrido pena de demissão ou de destituição de cargo público, no Município de Joinville ou outro ente público, nos últimos 05 (cinco) anos;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ter sido aprovado em todas as fases do concurso;
- Não possuir aposentadoria, no serviço público, em qualquer das esferas de governo, ressalvadas as exceções constitucionais, apresentando declaração própria sobre essa condição;
- Ter sido aprovado no Concurso Público e possuir todos os requisitos específicos exigidos para o cargo na forma estabelecida neste Edital e seus anexos.
Como será a prova do concurso Guarda Joinville?
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para serem realizadas no dia 15 de dezembro de 2019.
Haverá ainda uma Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Avaliação de Saúde Ocupacional, e Pesquisa Social, além de um Curso de Formação Profissional.
A estrutura da prova é a seguinte: Língua Portuguesa (5 questões), Matemática (5 questões), História e Geografia de Joinville e Atualidades (10 questões) e Conhecimentos Específicos (15 questões).
A prova de Aptidão Física é composta de Teste em Barra Fixa, Sustentação na Barra Fixa, Flexão e extensão de braço sobre o solo, Teste e flexão abdominal (remador), teste de corrida de 12 minutos.
A Avaliação Psicológica será aplicada sobre a coordenação de profissional com formação superior em Psicologia, devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP), que emitirá o resultado através do conceito “APTO” e “INAPTO” sendo considerados aprovados na avaliação psicológica os candidatos que obtiverem o conceito “APTO”.
A Avaliação de Saúde Ocupacional para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo pretendido, de acordo com a legislação em vigor, se dará da seguinte forma:
- Caso o candidato não tenha sido considerado pessoa com deficiência, figurará na lista de classificação geral. Neste caso o candidato não será submetido ao exame de Saúde Ocupacional;
- O candidato, se aprovado na avaliação médica que declara a compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, será submetido ao exame de Saúde Ocupacional, onde será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
- O candidato, se reprovado na avaliação médica que declara a incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, será eliminado do Processo Seletivo Público.
A Pesquisa Social constará de pesquisa da vida pregressa dos candidatos no âmbito social, funcional, civil e criminal, a fim de identificar condutas inadequadas e reprováveis dos mais diversos aspectos da vida em sociedade. Os candidatos serão considerados APTOS ou INAPTOS em qualquer fase do certame.
O Curso de Formação Profissional de caráter classificatório e eliminatório, será realizado na cidade de Joinville, terá carga horária mínima de 800 horas e duração prevista de até 4 (quatro) meses de aulas.
Confira o conteúdo programático:
- Língua Portuguesa: Pontuação, acentuação, ortografia, formação de palavras, classes de palavras, funções sintáticas, regência (nominal e verbal), concordância (nominal e verbal), figuras de linguagem, tipos de discurso (direto, indireto, indireto livre), gêneros textuais, relações de sentido (sinonímia, antonímia), coesão e coerência e interpretação de texto.
- Matemática: Números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos; Álgebra: sequências, conceitos, operações com expressões algébricas; progressões, polinômios; Números: números decimais, proporcionalidade e matemática comercial/financeira, números complexos, análise combinatória; Equações e Inequações; Relações e funções; Geometria: elementos básicos, conceitos primitivos, representação geométrica no plano; Geometria espacial; Geometria analítica; Sistema de medidas: comprimento, superfície, volume, capacidade, ângulo, tempo, massa, peso, velocidade e temperatura; Estatísticas: noções básicas, razão, proporção, interpretação e construção de tabelas e gráficos; Probabilidade. Matrizes e sistemas lineares; Trigonometria: relações trigonométricas no triângulo retângulo, funções trigonométricas.
- História e Geografia de Joinville e Atualidades: Ênfase na vinculação dos seguintes temas ao contexto cultural, histórico, político e geográfico do município de Joinville e região: Ambiente construído: Território, evolução urbana, população, ocupação do território. Mobilidade, integração rodoviária, ferroviária e aeroportuária, rede cicloviária. Infraestrutura urbana, água e esgoto, resíduos sólidos, gás encanado, habitação, comunicações. Patrimônio cultural, sítios arqueológicos indígenas, tombamento. Ambiente natural: Relevo. Solo. Águas. Clima. Vegetação. Vida animal. Desenvolvimento econômico: Produção econômica, PIB, importação, exportação, agroindústria artesanal, piscicultura, pesca artesanal, destaques na economia. Emprego. Renda. Expansão econômico industrial. Desenvolvimento Social: População, densidade demográfica, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Assistência Social, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Cultura e turismo, museus e espaços de memória, eventos culturais, espaços de eventos, turismo ecorrural, arquitetura, culinária. Educação, escolaridade, desempenho escolar, oferta de ensino. Esporte, ações de lazer e esporte amador, esporte de rendimento. destaques. Saúde, mortalidade infantil, tenção básica à saúde, atenção de média complexidade à saúde, atenção à saúde de alta complexidade, erviços de referência, assistência farmacêutica, cobertura vacinal. Segurança, órgãos de segurança. História de Joinville. Colonização. Evolução econômica. Pilares da economia Joinvilense. Instituições e personalidades. Símbolos de Joinville. Atualidades. Mundo, Brasil, Santa Catarina, Joinville.
- Módulo de Conhecimentos Específicos: Direito Constitucional: Princípios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Direito Penal: Dos Crimes contra a Administração Pública. Direito Administrativo: Administração Pública. Princípios do Direito Administrativo. Deveres e Poderes da Administração e dos Administradores. Ato Administrativo. Agentes Públicos. Controle da Administração. Processo Administrativo. Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Lei de criação da Guarda Municipal de Joinville, Lei Complementar nº 397, de 19 de dezembro de 2013. Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Joinville, Lei Complementar Municipal nº 266, de 05 de abril de 2008.