O novo concurso Detran ES (Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo) já está autorizado! O certame conta inclusive com Comissão já formada.
Serão 94 vagas ofertadas para os cargos de Assistente de Trânsito e Analista de Trânsito, de nível médio e superior.
O que falta para o concurso Detran ES sair?
O certame já conta com Comissão Organizadora definida. Ela, agora, fará a análise das propostas das empresas que têm interesse em ser responsável pelo concurso. Por fim, ocorrerá a soltura do edital, dando início ao processo.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Vagas concurso Detran ES
As vagas que serão ofertadas no concurso já estão definidas. Confira:
Índice
São elas:
Nível Médio
- Assistente de Trânsito (80 vagas);
Nível Superior
- Analista de Trânsito (14 vagas).
Salários concurso Detran ES
Os salários ofertados pelo Detran ES são os seguintes:
- Assistente de Trânsito: a remuneração inicial tem o valor de R$ 2.409,75;
- Analista de Trânsito: a remuneração inicial tem o valor de R$ 5.179,94.
Requisitos dos cargos ofertados Detran ES
Assistente de Trânsito: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Analista de Trânsito: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Quais os requisitos básicos para investidura no concurso Detran ES?
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;
- Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;
- Estar no gozo de seus direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino);
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, na data da posse;
- Apresentar atestado de antecedentes criminais.
Quais as atribuições dos cargos do concurso Detran ES?
Assistente de Trânsito: executar, sob orientação superior direta, tarefas de apoio técnico e administrativo nas áreas de registro e licenciamento de veículos, habilitação e educação para o trânsito, bem como nas áreas de administração, gestão de pessoas, orçamento, finanças, patrimônio, material, serviços gerais, protocolo, arquivo, documentação e informática do DETRAN/ES, de acordo com o setor em que atua.
Analista de Trânsito: planejar, regular, normatizar, organizar, fiscalizar, auditar e/ou executar atividades, planos, programas, projetos e ações nas áreas de habilitação de condutores e de registro e licenciamento de veículos, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, bem como avaliar, conceber e formular medidas e soluções que objetivem a otimização do desempenho gerencial, administrativo e operacional do DETRAN/ES, de acordo com assuntos específicos do setor em que atua.
Último concurso Detran ES
O último concurso Departamento de Trânsito do Estado do Espírito Santo aconteceu no ano de 2010, com uma oferta de 50 vagas para cargos de nível médio e técnico. A responsabilidade sob o certame foi da Cebraspe (Cespe/UnB).
Os cargos ofertados foram de:
Nível Médio
- Assistente Técnico de Trânsito
Nível Superior
- Técnico Superior – Administrador;
- Técnico Superior – Advogado;
- Técnico Superior – Analista de Sistemas;
- Técnico Superior – Contador;
- Técnico Superior – Estatístico;
- Técnico Superior – Jornalista;
- Técnico Superior – Psicólogo.
Provas Detran ES 2010
Os candidatos foram avaliados mediante provas objetivas. A estrutura da prova era a seguinte: Conhecimentos Básicos (50 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões).
Houve também a aplicação de prova discursiva e análise de títulos para cargos de nível superior.
O conteúdo programático era o seguinte:
Nível Médio
- Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
- Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office. 2 Sistema operacional Windows. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet e intranet. 4 Conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
- Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Nível Superior
- Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras.
- Informática: 1 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office. 2 Sistema operacional Windows. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet e intranet. 4 Conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
- Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelasverdade; equivalências; leis de De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
- Administração Pública: 1 Estrutura organizacional da administração pública: natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa do estado do Espírito Santo; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras. 4 Gestão de processos. 5 Gestão de contratos. 6 Planejamento Estratégico. 7 Lei Complementar nº 46/1994 (Estatuto dos Servidores do Estado do Espírito Santo). 8 Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço.
- Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro: Lei nº 9.503/1997, suas alterações e resoluções do CONTRAN pertinentes à condução de veículos automotores, licenciamento de veículos, habilitação, infrações e penalidades e educação de trânsito.