Concurso Diplomata: Publicada a homologação do certame!

Diplomata

Foi divulgada a homologação do concurso Diplomata, os candidatos aprovados ainda irão realizar o curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília/DF.

⇒ Confira a homologação do resultado final do concurso Diplomata! ⇐

Homologação do concurso Diplomata

Foi publicada a homologação do concurso Diplomata. Agora, irá começar a etapa de convocação dos candidatos aprovados, que vai durar até o fim da validade do certame.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Os participantes aprovados nas etapas da seleção, ainda irão realizar o Curso de Formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília/DF.

Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas, devem apresentar os documentos para investidura no cargo, sendo os seguintes:

  • Documento de identificação, com foto, que comprove a nacionalidade brasileira;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de quitação da justiça eleitoral;
  • Comprovante de conclusão de curso de nível superior;
  • Quitação com as obrigações militares (para homens);
  • Última declaração de imposto de renda (para isentos, redigir declaração de próprio punho, indicando estar isento de apresentação de imposto de renda).
Nova-Diplomata

Os documentos deverão ser apresentados junto com cópias autenticadas ou documentos originais acompanhados com cópias simples conferência.

Após a apresentação dos documentos solicitados, os aprovados serão submetidos ao curso de formação, que já teve seu regulamento divulgado, terá como finalidade capacitar os profissionais que irão ocupar o cargo de Terceiro-Secretário do Itamaraty.

O curso de formação faz parte do estágio probatório e será realizado em quatros semestres, divididos em dois ciclos, sendo o primeiro ciclo com aulas de conteúdos conceituais e profissionalizantes. Já o segundo ciclo, será com disciplinas profissionalizantes e atividades como viagens de estudos, ações desenvolvidas, estágio profissionalizantes na Secretaria de Estado das Relações Exteriores e programas complementares.

Durante os cursos serão ministradas aulas de idiomas de espanhol, francês e inglês. A aprovação no curso de formação, é uma condição para a confirmação no Serviço Exterior Brasileiro.

Vagas ofertadas no concurso Diplomata

De acordo com a banca organizadora, IADES, o concurso diplomata registrou um total de 6.411 candidatos.

Foram ofertadas 20 vagas para o cargo. Para se inscrever, foi necessário ter o nível superior em qualquer área. O salário é de R$ 19.657,06, incluindo o auxílio-alimentação de R$ 458,00.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, fizeram parte da primeira etapa do certame. A aplicação ocorreu nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

No ano de 2017, o então diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral, detalhou os princípios das aulas.

“O principal objetivo do curso é aprofundar alguns conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. Além de ensinar outros aspectos como relacionamento com a imprensa e prepará-los, realmente, para a atuação no exterior”, relatou o embaixador.