Por conta do surto de Coronavírus, as provas do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) destinado para o cargo de Escrivão, foram adiadas.
Adiamento das provas do concurso PCDF Escrivão
O concurso PCDF destinado para a carreira de Escrivão, teve o adiamento das provas. O motivo é um decreto do governador, Ibaneis Rocha, que determina a suspensão de eventos no Distrito Federal nos próximos cinco dias.
O documento foi divulgado em edição extra do Diário Oficial, e faz referência a emergência de saúde divido ao Coronavírus. De acordo com o decreto ficam suspensos:
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!- Eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a cem pessoas;
Índice
- Atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.
Os exames avaliativos do concurso PCDF estavam agendados para o dia 15 de março, e por isso foram afetados. Os locais de prova já haviam sido liberados pela banca organizadora, Cebraspe.
Após reunião realizada no dia 12 de março, a banca organizadora, Cebraspe, veio a público informar que tomou a decisão de suspender as provas do certame.
Um novo cronograma deve ser definido e divulgado em breve pela corporação e banca.
Segundo informações do Cebraspe, 52.636 pessoas se inscreveram para as provas. Dividindo esse quantitativo pelas vagas disponíveis, é calculado cerca de 175 candidatos por vaga.
Vagas ofertadas no concurso PCDF Escrivão
O concurso PCDF que é organizado pelo Cebraspe, tem uma oferta de 300 vagas para o cargo de Escrivão, com exigência de nível superior. Do total de chances, 15 vagas são para candidatos portadores de deficiência e 60 vagas para candidatos negros.
Para pleitear uma vaga, é preciso o interessado ter 18 anos ou mais, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior, e nível superior em qualquer área com diploma devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e prova discursiva. Além disso, haverá ainda mais 7 etapas avaliativas, sendo elas: prova de capacidade física (TAF), exames biométricos e avaliação médica, prova prática de digitação, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova de títulos e curso de formação.