Você está estudando para o ENEM 2014? Veja como melhorar seu desempenho com essas 8 dicas:
1- Evite o branco
Se deu branco, mude de matéria pois, quanto mais você insistir, mais difícil será para lembrar. Previna-se dele diversificando a forma como você estuda, seja marcando o texto, seja falando em voz alta, seja fazendo anotações. Quanto mais métodos diferentes você encontrar para lembrar a matéria, melhor serão suas chances.
2- Prepare-se para a redação:
Saber argumentar com clareza e coesão os fatos da atualidade são um bom caminho para o sucesso no ENEM 2014. Leia e releia o que escreveu, separe o texto em parágrafos e veja se ele está apoiado em ideias comprovadas, levando em consideração todos os itens pedidos. Leia os jornais e revistas semanais de notícias. Uma boa dica é pegar os assuntos mais falados do momento e escrever um texto opinativo sobre eles. Procure seguir às seguintes regras:
– apresentar o assunto: utilize o primeiro parágrafo para apresentar o tema do seu texto e sugerir qual será sua linha de raciocínio;
– desenvolva seu argumento: esse é o momento em que você coloca sua opinião. Lembre-se, no ENEM, as redações são impessoais – isto é, redigidas em terceira pessoa do plural. Exercite a escrita de forma que você seja claro e coeso em sua opinião sem recorrer aos chavões “em minha opinião”, “eu acho que”, “eu considero”. Lembre-se, textos em primeira pessoa são zerados;
– apresente um contra-argumento: é muito importante explicitar, se houver, um contra-argumento. Deixe claro que existem outras opiniões além da sua;
– faça um apanhado geral na conclusão: reapresente o tema, seu argumento, o contra-argumento e conclua o texto com uma proposta de solução.
Faça um caderno de redações e atualize-o, se possível, uma vez por semana. Assim, você consegue acompanhar o aprimoramento do seu texto.
3- Saiba propor soluções
Proatividade também conta na redação. Ao invés de apontar meramente alguns itens, escreva possíveis resoluções aos problemas e seja neutro em questões políticas ou de cunho sociológico.
Lembre-se, porém, que isenção não é falta de opinião. Se o tema proposto pede uma posição política ou sociológica, posicione-se de acordo com a sua ideologia (esquerda, direita, centro, libertária, conservadora, etc). Mas argumente sem partidarismos. Ideologia e partidarismos são bastante diferentes.
4- Resolva exercícios de pelo menos 3 anos anteriores
Estudo é prática! Pegue 3 ENEM passados e preste atenção nas questões que podem confundir. Não escolha qual questão fazer primeiro e tente seguir a sequência proposta. Isso vale também para as redações propostas em anos anteriores. É sempre bom revisitar a história, isto te prepara melhor.
5- Calcule bem o tempo
Fique atento ao horário da prova! Direcione alguns minutos para entender as questões, preencher o gabarito e revisar o que fez.
6- Leia pelo menos 2 livros por mês
Aproveite aquele momento de lazer para colocar a leitura em dia. Bons alunos leem ao menos 15 livros durante o ano, além de revistas e jornais. Procure intercalar suas leituras. É tão importante ler literatura quanto é ler não-ficção, história, política e afins.
Outra boa dica nesta linha de raciocínio é: faça mais programas culturais. Vá a exposições, museus, cinemas e peças de teatro. Absorva essa cultura. Ela te engrandece não só como estudante, mas como ser humano.
7- Cuidado com trocas e confusões
Não passe todas as questões para o gabarito de uma só vez, pois você pode se confundir e marcar alguma opção errada. Vá assinalando aos poucos e reveja mais de uma vez os cadernos de pergunta e resposta para saber se está preenchendo corretamente.
8- Perguntas e respostas
Atenção: algumas perguntas e gráficos já podem conter a resposta. Por isso, leia e releia com atenção para que o enunciado facilite sua escolha. Muitas vezes, quando um mesmo texto, gráfico ou imagem é utilizado para uma sequência de questões, algumas acabam se respondendo. Então, sempre que vir “Leia o texto para responder as questões de x a y”, leia também todas as questões correspondentes antes de respondê-las. Você ganha em tempo e em raciocínio.