A Nova Concursos te ajuda a descobrir as principais bancas organizadoras e suas características para que você se adeque seus estudos a cada uma delas.
Cada banca tem um jeito e modo de aplicação de um edital e prova. É importante conhecer seu estilo e o nível de dificuldade para garantir sua vaga em um concurso público.
Dessa maneira, o candidato evita erros e surpresas, podendo se preparar de forma mais adequada.
Saiba mais a seguir:
Fundação Carlos Chagas ou FCC– Realiza Concursos Federais, Estaduais e Municipais. Suas questões são cansativas e de múltipla escolha, não deixando nenhum item do edital de fora. Muitas são do estilo “marque a alternativa incorreta“, sendo uma verdadeira armadilha aos concurseiros desatentos.
Atenção: Ao português e às àreas de direito, bem equilibradas e que exigem um grau de análise e conhecimento literal às leis.
Aposte: em decoreba e a treinar exaustivamente na escrita de redações.
CESPE ou Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília- É a mais temida de todas e responsável por organizar os concursos do Banco do Brasil. Suas questões são geralmente baseadas em certo ou errado. As questões não vem separadas por matéria, sendo multidisciplinares e os textos são bem atuais.
Atenção! Caso você erre um item da questão, a banca anula a questão inteira.
Aposte: em simulados com perguntas de alternativas.
Cesgranrio – Realiza concursos do Bacen, petrobrás, Detran, IBGE e bancos. Bem mais metódico, os concursos desta banca tem suas matérias separadas e de nível médio de cobrança.
Atenção! Fique ligado à área de atualidades, raciocínio e a interpretação do mesmo, pois a Cesgranrio usa gráficos e imagens em suas questões.
Aposte: Em concursos anteriores, já que a banca costuma cobrar questões antigas.
FGV ou Fundação Getúlio Vargas- Os concursos da PC-RJ, câmaras municipais e secretaria são algumas das realizadas por ela. Essa banca muda bastante na complexidade do concurso e não há uma linha padronizada: pode ser tanto difícil quanto fácil em algumas perguntas. Cobra nomenclaturas e os textos costumam ser bastante longos.
Atenção! Estude exaustivamente o edital, não excluindo nenhum item, bem como as bibliografias exigidas, pois são cobradas.
Aposte: Em exercícios variados.
Agora é só começar a estudar! Boa sorte!