A Polícia Militar é uma ótima área para seguir carreira! Isso porque além de oferecer estabilidade profissional e ótimas remunerações, oferece a possibilidade de promoção dentro da corporação!
Entretanto, essa promoção não é tão simples, já que exige tempo de serviço, disciplina e bons resultados. Quer ser o próximo herói de farda e entender como funciona?
Então fica comigo até o final dessa página que eu vou esclarecer todas suas dúvidas. Vamos lá? 📝
- Confira: 385 Mapas Mentais para PMERJ – Soldado (PDF)
- Confira: Apostila PM SP 2023 – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como funciona a progressão de carreira da Polícia Militar?
Primeiramente, é preciso saber que existem duas opções de carreira que podem ser seguidas na Polícia Militar, são elas:
- Nível Médio
- Soldado ou Praça
- Nível Superior em Direito
- Oficial
Normalmente, a carreira de Soldado exige o nível médio, mas existem alguns estados que cobram o nível superior. É o caso de Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Os ingressantes na carreira de Soldado, são submetidos ao Curso de Formação Profissional, que tem duração de seis meses a um ano. Em seguida, tornam-se Soldado 1ª Classe.
Já os ingressantes na carreira de Oficial, são submetidos ao Curso de Formação Profissional, que tem duração de dois a três anos. Durante o CFP, o aluno é recebe a denominação de Cadete ou Aluno-Oficial.
Ao terminar o CFP, os aprovados recebem a denominação de Aspirante-a-Oficial por seis meses e só depois desse período são promovidos a 2º Tenente.
Lembrando que durante o Curso de Formação, os alunos já recebem a remuneração do cargo e os demais benefícios da carreira.
Como é a hierarquia da Polícia Militar?
A hierarquia é dividida entre as carreiras de Soldado e Oficial. Conheça o regimento:
Quadro de Soldado
- Soldado
- Cabo
- Terceiro Sargento
- Segundo Sargento
- Primeiro Sargento
- Subtenente
Quadro de Oficial
- Segundo Tenente
- Primeiro Tenente
- Capitão
- Major
- Tenente Coronel
- Coronel
É possível avançar entre essas patentes por meio do Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais, Tempo de Serviço, Mérito e Ato de Bravura. Continue acompanhando para entender como funciona cada um desses meios!
Promoção por Tempo de Serviço
A promoção automática por tempo de serviço ocorre a cada 10 anos e não depende da abertura de vagas para a patente, apenas passa a ser contabilizada a partir da data de ingresso na corporação. Veja os critérios de promoção:
Soldado
- Graduação de Soldado: militar com menos de 10 anos de carreira
- Cabo: militar com 10 e menos de 20 anos
- Graduação de 3º Sargento: militar com 20 e menos de 30 anos
- 2º Sargento: militar com 30 ou mais anos de carreira
Oficial
- 1º Tenente: militar com menos de 10 anos de carreira
- Capitão: militar com 10 e menos de 20 anos
- Major: militar com 20 e menos de 30 anos
- Tenente-Coronel: militar com 30 ou mais anos de carreira
Promoção por Ato de Bravura
O Policial Militar que praticar atos de coragem, ultrapassar os limites normais do cumprimento do dever ou praticar atos úteis ou indispensáveis às operações militares, que sirvam de exemplos para os demais integrantes da Corporação, tem o direito a promoção por Ato de Bravura.
Nesse caso, o envolvido deve enviar um requerimento administrativo para que seja aberta sindicância ou investigação da ocorrência. Ao final do procedimento, o encarregado dará o parecer que será encaminhado ao Comandante Geral da Corporação decidir se realmente houve bravura.
Reajuste salarial da carreira, aprovado na ALESP!
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 75/2023, que prevê um reajuste médio de 20,2% que deve ser implantado na folha de pagamento a partir do dia 1º de julho, de forma não-linear.
Conforme o Policial Militar vai progredindo na carreira, a remuneração vai aumentando. Veja:
Para acessar a proposta de reajuste na íntegra, clique aqui!
Polícia Militar: Concursos abertos e previstos!
O ano de 2023 está cheio de oportunidades, confira alguns editais abertos e previstos do momento:
Concurso PMERJ está com edital publicado!
Foi divulgado o edital do concurso PMERJ com oferta de 2.000 vagas para Soldado. O cargo exige apenas o nível médio e oferece salários iniciais de R$ 5 mil.
Aqueles que desejam ingressar na PMERJ, devem realizar suas inscrições no site do Ibade (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo), banca organizadora, entre os dias 14 de junho e 12 de julho de 2023. Confira todos os detalhes dessa seleção, clicando aqui!
Concurso PM SP tem banca definida!
A Fundação Vunesp foi contratada como banca organizadora e agora o edital do concurso PM SP é iminente!
Lembrando que o órgão recebeu o aval para o preenchimento de 5.400 vagas de Soldado que provavelmente serão dividas em dois editais com 2.700 vagas cada. Para saber mais, clique aqui!
Concurso PM SP para Oficial está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições do concurso da PM SP com a oferta de 200 vagas para Oficial. O cargo exige apenas o nível médio dos candidatos e oferece remunerações iniciais de até R$ 3,8 mil.
Aqueles que desejam ingressar na carreira, devem realizar suas inscrições no site da Vunesp , banca organizadora, entre os dias 24 de maio e 22 de junho de 2023.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 20 de agosto de 2023. Para saber mais detalhes, clique aqui!
Estude para Polícia Militar!
Se você quer ser o próximo herói de farda não perca tempo em iniciar sua preparação! Adquira nossos materiais e faça parte dos mais de 70 mil alunos aprovados Nova!
- Adquira: Curso Online PM SP – Aluno-Oficial
- Adquira: Apostila PMERJ 2023 Soldado
Ainda está com dúvidas? Dá o play no vídeo do Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, e saiba mais detalhes!