Muitos concurseiros ficam assustados ao saber que a banca organizadora do concurso que irão prestar será o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Um exemplo disso é o concurso INSS , que está oferecendo 1.000 vagas para a carreira de Técnico do Seguro Social, exigência de nível médio, com salários de quase R$ 6 mil!
Isso acontece pois a banca costuma adotar um modelo de prova diferente das demais, onde as questões aparecem em formato de frases e precisam ser julgadas como certas ou erradas.
Além disso, cada erro cometido anula um acerto. Dessa forma, se o candidato acertar 75 questões e errar 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0. Ou seja, é uma prova que demanda extrema concentração.
Portanto, é essencial conhecer as características da banca para ser APROVADO. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas dicas. Veja!
- Confira: Curso Completo INSS – Técnico do Seguro Social
- Confira: Apostila INSS 2022 Técnico do Seguro Social
Prepara-se para o concurso INSS com o método que já aprovou mais de 70 mil alunos – Projeto Rumo ao INSS 👉🏼 Clique Aqui 👈🏼
Perfil da banca!
- Divisão de disciplinas: O Cebraspe não costuma dividir o exame por quantidade de questões em cada disciplina. Portanto quando for fazer sua prova, você não saberá exatamente a quantidade de questões de Língua Portuguesa ou Direito. É sempre uma surpresa.
- Mistura de disciplinas: A questão 1 pode ser de Matemática, a 2 de Língua Portuguesa e a 3 de Língua Estrangeira, por exemplo. Nunca se sabe a ordem, nem as divisões.
- Prioridade pela teoria: A banca prioriza questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas de Exatas, como Contabilidade e Economia.
- Pegadinhas: Um dos principais motivos do temor dos concurseiros são as pegadinhas, ou seja, questões fáceis de errar.
6 Dicas para passar na prova do Cebraspe
1 – Faça o máximo de provas anteriores que conseguir do Cebraspe, pois isso vai ajudar você a entender o estilo e a linguagem das provas, assim como as pegadinhas que a banca costuma cobrar.
Além disso, muitas questões acabam se repetindo ao longo dos anos e quem resolve as questões anteriores pode ser “premiado” no dia da prova com uma questão que já conhece.
Confira um dos modelos de prova do concurso INSS , aplicado pelo Cebraspe, clicando aqui!
2 – Deixe em branco as questões que você não sabe! Sim, uma grande vantagem das provas do Cebraspe é que você tem o recurso de deixar questões em branco sem perder pontos. No entanto, se você resolve marcar uma questão mesmo sem ter certeza, existe 50% de chance de você errar e perder ponto.
3- Técnica do chute direcionado! Para não deixar tantas questões em branco, você pode utilizar da técnica do chute direcionado (50/50). As bancas organizam as respostas da prova de maneira equilibrada, ou seja, aproximadamente 50 questões estarão “certas” e 50 “erradas”
Dessa forma, você pode fazer um chute direcionado, ao avaliar quantas questões marcou como corretas e quantas marcou como erradas.
4 – Dê o seu melhor sem perder a calma! Por mais que você tenha estudado, é praticamente impossível gabaritar uma prova do Cebraspe. Normalmente, os primeiros colocados nos concursos organizados por essa banca fazem 80% dos pontos. Sendo assim, não se desespere ao se deparar com questões que você não sabe.
5- Fique atento a termos inclusivos (também, tal, como, igualmente) e identifique quais termos estão sendo diretamente comparados.
6- Tenha cuidado com termos exclusivos (nunca, apenas, sempre), a chance da questão estar errada é grande, visto que pouquíssimos casos são tão irredutíveis.
Concursos INSS: Como serão as provas?
De acordo com o edital, a seleção será composta de duas etapas:
- Prova Objetiva;
- Curso de Formação;
Assim, os candidatos serão avaliados SOMENTE através da prova objetiva, ou seja, não haverá redação!
A prova objetiva será aplicada no dia 27 de novembro de 2022 e será composta de 120 questões dos seguintes conhecimentos:
- Conhecimentos básicos:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Direito
- Constitucional;
- Administrativo;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico-Matemático.
- Conhecimentos específicos:
- Seguridade Social;
- Legislação Previdenciária;
- Regime Geral de Previdência Social;
- Empresa e Empregador Doméstico: Conceito Previdenciário;
- Financiamento da Seguridade Social;
- Decadência e Prescrição;
- Crimes Contra a Seguridade Social;
- Recurso das Decisões Administrativas;
- Plano de Benefícios da Previdência Social;
- Manutenção, Perda e Restabelecimento da Qualidade de Segurado;
- Serviços Previdenciários;
- Benefícios Decorrentes de Legislações Especiais;
- Seguro Desemprego Pescador Artesanal;
- Lei Orgânica da Assistência Social;
- Regimes Próprios de Previdência Social;
- Emenda Constitucional nº 103/2019;
- Lei Complementar nº 142/2013;
- Lei nº 8.212/1991 e suas Alterações;
- Decreto nº 3.048/1999 e suas Alterações;
- Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022;
- O Servidor Público como Agente de Desenvolvimento Social;
- Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público.
- Seguridade Social;
Veja uma possível distribuição das disciplinas na prova!
Além de conhecer as características da banca, é necessário ter um bom material de apoio.
Os materiais da Nova Concursos são um ótimo instrumento de conhecimento, pois além de serem elaborados por professores especialistas que possuem grande experiência no ramo, foram desenvolvidos de acordo com o edital do concurso.
- Confira: Apostila INSS 2022 Técnico do Seguro Social
- Confira: Curso Online Completo INSS – Técnico do Seguro Social
Para saber mais dicas, dá o play no vídeo do do professor Heitor Ferreira e veja como vencer o Cebraspe!