O Concurso Nacional Unificado é uma proposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Públicos (MGI), para preencher quase 8 mil vagas autorizadas em cerca de 50 órgãos do executivo federal, por meio de um único concurso.
Diferente do modo de seleção atual, onde cada órgão faz seu próprio edital, o CNU prevê uma única seleção, que será realizada simultaneamente, no primeiro trimestre de 2024, em 179 cidades espalhadas por todo o país.
Inspirado no modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o objetivo é democratizar o acesso às vagas e dar oportunidades para locais que não costumam receber a aplicação de provas.
Ficou interessado nessa oportunidade? Então fica comigo para entender melhor como vai funcionar esse modelo de seleção! 😉
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Qual o cronograma do Concurso Nacional Unificado?
O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos autorizou diversas vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais.
Acontece que esses órgãos podem participar do Concurso Nacional Unificado. Os interessados terão até o dia 29 de dezembro para assinar o termo de adesão. Lembrando que a participação no concurso é voluntária.
A publicação do edital está prevista para o dia 20 de dezembro de 2023. Já as provas serão aplicadas em um intervalo de dois meses, portanto, estão marcadas para o dia 25 de fevereiro de 2024.
O resultado das provas será divulgado até abril de 2024, enquanto o curso de formação terá início entre junho e julho do mesmo ano.
Já o processo de alocação e ambientação dos aprovados está previsto para julho e agosto de 2024.
Quais as vagas do Concurso Nacional Unificado?
Foram autorizadas 7.826 vagas que estão agrupadas em oito blocos temáticos e divididas por área de atuação governamental. Dessa forma:
Até o momento, mais de 5 mil vagas já estão confirmadas. Entretanto, é possível que ocorra mais confirmações devido ao prazo de adesão de concursos.
A previsão é que sejam publicados 11 editais, sendo sete para blocos temáticos e quatro para os cargos de nível médio.
É possível realizar a inscrição em mais de um cargo?
Muitas pessoas estão questionando se o Concurso Nacional Unificado é realmente democrático, já que no modelo de realização de concurso tradicional é possível realizar vários concursos, mas no CNU essa possibilidade diminuí.
O concurso é democrático uma vez que oferece a descentralização das provas em quase 180 municípios.
Além disso, permite inscrições em mais de um cargo, que serão realizadas no site da banca organizadora que ainda será contratada.
O primeiro passo será escolher um dos oito blocos temáticos. Em seguida, o candidato deverá indicar por ordem de prioridade, os cargos que deseja concorrer dentro do mesmo bloco.
Atenção! Somente será possível realizar a inscrição em mais de um cargo, desde que ele esteja no mesmo bloco temático.
Por exemplo, no bloco de “Políticas Sociais; Justiça e Saúde” será possível candidatar aos cargos do MGI, Funai, Fiocruz, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Confira a distribuição de vagas por blocos temáticos:
Lembrando que essa descentralização da realização das provas não tem relação com a lotação depois da aprovação no concurso.
De acordo com o MGI, a maioria das vagas será destinada a Brasília, onde ficam as sedes dos órgãos públicos federais. Entretanto, somente após a homologação do certame, a lotação será definida.
Como o Concurso Nacional Unificado será organizado?
O certame será organizado por meio de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU).
Esse arranjo também prevê a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.
O ato oficial que vai definir a estrutura de governança do Concurso Unificado será publicado até meados de setembro.
Receba todas as movimentações e aulas sobre o CNU, clicando aqui!
Quais as vantagens do Concurso Nacional Unificado?
Entre as vantagens do CNU, podem ser listadas:
Veja o documento completo, com informações, clicando aqui!
Como serão as provas do Concurso Nacional Unificado?
De acordo com a apresentação da proposta, as provas seriam divididas em dois momentos, em um único turno, com duração de 4h30, sendo:
- 1º – Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- 2º – Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
“Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco. A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado”, disse o MGI.
Em seguida, seria realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional pregressa.
Os conteúdos que serão cobrados nas provas serão definidos em conjunto com os órgãos e divulgados no edital.
Fique por dentro das últimas informações!
Estamos antenados em torno das movimentações do concurso CNU e qualquer novidade iremos publicar aqui no blog e em nossos outros canais e redes sociais.
Para você ser avisado em primeira mão, é importantíssimo que nos acompanhe e/ou salve nossos contatos, porque assim que a notícia for publicada, chegará quentinha para você! 🥳
Para mais informações, dá o play no vídeo do professor Heitor Ferreira e confira as últimas movimentações do Concurso Nacional Unificado > confira aqui <