Concurso AFT: Auditor Fiscal do Trabalho tem direito a porte de arma?

Concurso AFT ofertará o maior número de vagas e salário no CNU!

O edital do concurso AFT  (Auditor Fiscal do Trabalho) está autorizado para o preenchimento de 900 vagas de nível superior. Entenda a divisão das vagas e comece sua preparação!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Concurso AFT: Auditor pode ter porte de arma?

Primeiramente, ao que tudo indica, um novo concurso será publicado no segundo semestre deste ano para Auditor Fiscal do Trabalho.

Por isso, é importante saber tudo sobre a carreira e se preparar, caso seja do seu interesse participar da seleção para ingressar no órgão.

Uma dúvida frequente é se Auditor Fiscal do Trabalho tem direito a porte de arma. A resposta é simples: SIM, DESDE 2007. 

Entretanto, somente em dezembro de 2022, ou seja, recentemente, o Diário Oficial da União (D.O.U.) trouxe a Portaria do MTP nº 4.217/2022.

Assim, o texto disciplina por meio de ações especiais a inserção de dispositivos relacionados à emissão de autorização de Porte de Armas de Fogo – APAF para os Auditores-Fiscais do Trabalho.

“Apesar dos Auditores-Fiscais do Trabalho terem direito ao porte desde 2007, havia muitas restrições que acabavam tornando inócua a concessão do porte de arma”, disse presidente do SINAIT, Bob Machado.

Posteriormente, a autorização é concebida pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho da Secretaria de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE).

Sendo assim, para ter o direito ao porte, o servidor deverá encaminhar uma ficha com dados pessoais, além dos seguintes documentos:

  • Laudo de aptidão psicológica, emitido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal;
  • Laudo de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo, emitido por instrutor;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais;
  • Declaração de que não responde a inquérito policial;
  • Certidão de nada consta na Corregedoria do Ministério do Trabalho e Previdência; e
  • Declaração em que afirma conhecer uma série de leis e normas de segurança ligadas ao manuseio e conhecimento básico dos componentes de uma arma de fogo.

Lembrando que a autorização terá validade máxima de dez anos; depois desse período, uma nova autorização deve ser publicada.

Concurso AFT: quando sai o edital? Quantas vagas terá?

Sendo assim, como adiantado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, os editais devem sair até dezembro.

Isso porque a autorização da seleção AFT foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e faz parte de um pacote com 4.436 vagas em novos concursos federais.

O próximo passo será a formação de uma comissão de planejamento responsável pela escolha da banca organizadora, que deve viabilizar as etapas da seleção e publicar o edital.

Para o AFT, a autorização é de 900 vagas. Recentemente, o ministro do trabalho e emprego, Luiz Marinho, confirmou a divisão de vagas.

Assim, de acordo com ele, 55% das oportunidades serão reservadas para cotistas. A reserva de vagas para indígenas e transgêneros, por exemplo, já havia sido antecipada.

Entenda a divisão das vagas entre ampla concorrência e cotistas!

Lembrando que para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação. Já a remuneração inicial é de R$ 21.029,09.

Quanto ganha um Auditor Fiscal do Trabalho?

Atribuições de um Auditor Fiscal do Trabalho

  • Assegurar, em todo o território nacional: o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego;
  • Verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando-se à redução dos índices de informalidade;
  • Verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), objetivando maximizar os índices de arrecadação;
  • Cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores;
  • Respeito aos acordos, tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário;
  • Lavratura de auto de apreensão e guarda de documentos, materiais, livros e assemelhados, para verificação da existência de fraude e irregularidade
  • Exame da contabilidade das empresas, não se lhes aplicando o disposto nos artigos 17 e 18 do Código Comercial.

Como foi o último concurso AFT?

Posteriormente, a última seleção aconteceu em 2013 e ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor com salários iniciais no valor de R$ 14.280,00.

Assim, na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por provas objetivas e discursivas; a primeira teve 220 questões acerca das disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Direitos Humanos
  • Administração Geral e Pública
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos

Por outro lado, a prova discursiva consistiu em 3 questões discursivas e uma dissertação acerca das seguintes disciplinas:

  • Direitos Humanos;
  • Economia do Trabalho;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo.

O que cai na prova e como começar a estudar?

Além disso, a etapa exigiu um parecer técnico sobre os conteúdos de Gestão de Projetos e (ou) Direito do Trabalho e (ou) Segurança e Saúde no Trabalho e 3 situações problema.

Enquanto mais informações sobre o edital autorizado não saem, confira os detalhes do último concurso para já ir se preparando:

Nova disciplina cobrada na prova? Entenda!