Foi publicado o edital do concurso MP AM (Ministério Público do Amazonas) com oportunidades para o cargo de Agente Administrativo, exigência de nível médio, com salários de R$ 8 mil. Saiba tudo sobre a carreira!
- Confira: Mapas Mentais Língua Portuguesa – Principais Tópicos (PDF)
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso MP AM: Vagas e salários
O processo seletivo simplificado está oferecendo 1 vaga temporária para o cargo de Agente de Apoio Administrativo.
Os aprovados cumprirão jornadas de trabalho de 30 horas semanais e serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 8.034,35.
Para se inscrever é necessário acessar o site do próprio órgão, entre os dias 28 de março e 11 de abril de 2023 e preencher o formulário com os dados solicitados. Não será cobrada taxa de inscrição.
O que faz um Assistente Administrativo?
Entre as atividades a serem exercidas pelos aprovados no concurso MP AM, estão as seguintes:
- Realizar atividades de nível intermediário, relacionadas ao planejamento, organização e execução de tarefas que envolvem a função de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais do Ministério Público do Estado do Amazonas;
- Atuação nas áreas de controle processual, documentação, informação jurídica, recursos humanos, material, patrimônio, orçamento e finanças; dentre outras.
Quais os requisitos para investidura nos cargos?
São requisitos básicos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter no mínimo 18 (dezoito) anos de idade;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares, conforme o caso;
- Não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado ou sofrido sanção administrativa impeditiva do exercício de cargo público;
- Possuir diploma ou certificado de conclusão de curso compatível ao cargo que concorre;
- Possuir capacidade física e aptidão psicológica compatível com as atribuições da função pretendida, comprovadas através de atestado emitido por profissional competente;
- Não possuir acúmulo de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, nos casos estabelecidos no art. 37, inciso XVI da Constituição Federal e art. 6º da lei Estadual nº 2.607/2000;
- O candidato aprovado e convocado não poderá assumir a função e será eliminado deste PSS/MPAM se houver sido contratado e distratado da função de servidor temporário na Administração Pública Estadual num prazo inferior de 1 (um) ano da data da inscrição, em atenção ao art.8º, inciso III da lei Estadual nº 2.607/2000; Não ter sido contratado anteriormente por outro órgão da Administração Pública Estadual, cujo distrato ocorreu por ato motivado e/ou determinação judicial;
- Não ser cônjuge, companheiro, ou parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o quarto grau, de membro da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.
Concurso MP AM: Provas e etapas
Os candidatos serão avaliados somente através de uma prova objetiva a ser aplicada no dia 30 de abril de 2023, com duração de três horas. Serão cobradas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Ortografia oficial.
- Acentuação gráfica.
- Flexão nominal e verbal.
- Concordância nominal e verbal.
- Regência nominal e verbal.
- Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento.
- Emprego de tempos e modos verbais.
- Vozes do verbo.
- Emprego do sinal indicativo de crase.
- Pontuação.
- Sintaxe da oração e do período.
- Redação.
- Compreensão e interpretação de textos.
- Matemática e Raciocínio Lógico: 10 questões
- Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas.
- Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas.
- Razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas.
- Juros simples e compostos. Equações do 1º e do 2º grau; sistemas de equações.
- Noções de probabilidade e estatística.
- Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
- Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
- Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinada.
- Noções de Direito Constitucional: 15 questões
- Constituição: conceito. A Constituição Federal de 1988: princípios fundamentais.
- Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade, dos direitos políticos.
- Da Administração Pública: disposições gerais, dos servidores públicos. Da Organização dos Poderes: do Poder Legislativo, do Poder Executivo, do Poder Judiciário.
- Funções Essenciais à Justiça.
- Noções de Direito Administrativo: 15 questões
- Administração pública: princípios básicos.
- Serviços Públicos: conceito e princípios.
- Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação.
- Licitações e Contratos administrativos: Lei nº 8.666/93: Conceito, finalidade, princípios, objeto, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedações, modalidades, procedimentos, anulação e revogação, sanções, pregão presencial e eletrônico, sistema de registro de preços.
- Lei nº 10.520/2002.
- Características do contrato administrativo.
- Legislação: 10 questões
- Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Amazonas (Lei Complementar nº 011, de 17 de dezembro de 1993): Das disposições preliminares; Das Disposições Gerais.
- Do regime disciplinar: dos deveres e vedações; da responsabilidade funcional; das correições; das penalidades e sua aplicação; do procedimento disciplinar.
- Da carreira: da vacância dos cargos; do concurso de ingresso; da nomeação; da posse; do exercício e do estágio de adaptação; do estágio probatório; da promoção; da remoção e da permuta. Dos direitos e vantagens: dos subsídios; das vantagens pecuniárias; do tempo de serviço; das férias; das licenças; da aposentadoria e da disponibilidade; do reingresso.
- Das disposições finais e transitórias.
Será considerado eliminado o candidato que obtiver nota abaixo de 70% do total de pontos da prova e não obtiver no mínimo 50% de aproveitamento na disciplinas de conhecimentos básicos ou específicos.
Você pode conferir todos os detalhes da seleção no edital, para acessar, clique aqui!