Atenção concurseiros mineiros! Um novo concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) foi solicitado para o preenchimento de 1.514 vagas. Agora, com o pedido, os concurseiros devem começar a se preparar, principalmente para o Teste de Aptidão Física.
- Confira: Materiais Gratuitos para Concursos
Concurso PC MG: TAF dos últimos editais
O novo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco Silva e Neto, foi apresentado à pauta com o pedido para a realização do novo concurso PC MG.
Índice
- Adquira: Apostila completa concurso PC MG
- Adquira: Curso online concurso PC MG
Entretanto, engana-se o concurseiro que pensa que o concurso se resume às provas objetivas. O Teste de Aptidão Física também podem eliminar candidatos, inclusive os que foram muito bem nas provas objetivas.
Seguindo os últimos editais para concurso PC MG, foram exigidos testes físicos com diferentes pontos, de acordo com os cargos ofertados. Confira:
Certame para Escrivão (2018)
- Flexão de Braço
- Agilidade e Coordenação Motora
- Corrida de 50 metros rasos
- Teste de Cooper
Certame para Médico Legista (2013)
- Flexão de Braço
- Agilidade e Coordenação Motora
- Corrida de 50 metros rasos
- Teste de Cooper
Certame para Delegado (2018)
- Flexão de Braço
- Agilidade e Coordenação Motora
- Corrida de 50 metros rasos
- Teste de Cooper
Certame para Investigador (2014)
- Flexão de Braço
- Agilidade e Coordenação Motora
- Corrida de 50 metros rasos
- Teste de Cooper
Os candidatos necessitam alcançar índices mínimos durante os testes, que engloba similaridade dos exercícios, relativo por faixa etária e sexo.
O objetivo do exame físico é verificar se o candidato apresenta condições de saúde, peso, altura e idade, além de capacidade física para suportar os exercícios durante o Curso de Formação e as tarefas típicas do policial civil.
O teste eliminatório terá indicações específicas para homens e mulheres. Confira:
Flexão de Braço
- Masculino: Manter o corpo apoiado de frente ao solo (decúbito frontal), os braços estendidos, cotovelos próximos do corpo, mãos abertas e afastadas na largura dos ombros, pernas estendidas (sem tocar o joelho ao solo) e pés juntos. Flexionar os braços para levar a caixa torácica até o solo e voltar a posição inicial, fazendo a extensão completa dos braços. Durante o movimento evitar aumentar excessivamente a curvatura lombar.
- Feminino: Manter o corpo apoiado de frente ao solo (decúbito frontal), os braços estendidos, cotovelos próximos do corpo, mãos abertas e afastadas na largura dos ombros, joelhos unidos, apoiados ao solo e sem tocar as pontas dos pés no chão. Flexionar os braços para levar a caixa torácica até o solo e voltar a posição inicial, fazendo a extensão completa dos braços. Durante o movimento evitar aumentar excessivamente a curvatura lombar.
Agilidade e coordenação motora
- Masculino e Feminino: O candidato coloca-se no ponto de partida. Ao ouvir o comando, deverá pegar o primeiro toquinho de madeira (obedecendo a sequência numérica), deslocar a distância de 10 metros, onde esse toquinho terá que ser colocado ao solo no espaço demarcado (obedecendo a cor correspondente ao mesmo). O candidato irá realizar esse deslocamento por quatro vezes ininterruptas em menor tempo possível. São quatro toquinhos de madeira em cores distintas.
Corrida de 50 metros rasos
- Masculino e Feminino: O candidato se coloca atrás da linha de partida, em posição ereta. Após um sinal de comando, deverá correr no menor tempo possível a distância de 50 metros.
Teste de Cooper
- Masculino e Feminino: A avaliação aeróbia medirá a distância percorrida pelo candidato em 12 minutos sobre terreno plano, em estilo livre.
A Polícia Civil não confirmou quais testes serão realizados na prova física do próximo certame, entretanto, como é uma etapa que exige muito, o candidato pode começar a preparação com base no último edital.
Concurso PC MG: vagas e salários
O pedido para o novo concurso Polícia Civil de Minas Gerais está sob análise da Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (COF).
De acordo com informações da entidade, é solicitado providências para que seja pleiteada ao governador e à COF, com o máximo de empenho, a realização do concurso PC MG para sanar a grande carência dos servidores.
O pedido engloba vagas para a área administrativa, sendo:
- 80 para Analistas
- 201 para Delegados
- 317 para Escrivães
- 689 para Investigadores
- 51 para Peritos
- 16 para Médicos Legistas
- 160 para Técnicos Assistentes
Segundo a Polícia Civil, os salários iniciais das carreiras dentro do órgão de segurança vão de R$ 3.688,59 até R$ 11.475,57.
Todas as carreiras da área Policial exigem formação de nível superior. Já na área Administrativa, a carreira de Analista exige graduação e/ou especialização em alguma área. E para as vagas de Técnico, é exigido o nível médio completo ou curso técnico em áreas como Enfermagem, Radiologia e outras.
Último concurso PC MG
Os últimos concursos PCMG para os cargos citados acima ocorreram em 2013, 2014 e 2018. A banca organizadora foi a Fumarc, em todos os certames.
Em 2013, o edital trouxe a oferta de 1.497 vagas, sendo 121 vagas para Médico Legista e 95 vagas de Perito Criminal. Outras 415 vagas eram para Analista e 866 vagas para Técnicos.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 60 questões englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Criminalística, Noções de Medicina Legal, Noções de Contabilidade, Noções de Informática e Direitos Humanos, variando de acordo com o cargo.
As outras etapas avaliativas do concurso PC MG de 2013, foram:
- Avaliação Psicológica;
- Exames Biomédicos e Biofísicos;
- Investigação Social;
- Curso de Formação Policial.