Com edital publicado e provas marcadas, o concurso Polícia Penal MG segue requisitado. Confira a seguir como montar seu plano de estudos para garantir sua aprovação!
- Confira: Curso Grátis Polícia Penal MG
O concurso conta com a oferta de nada menos que 2.420 vagas para candidatos de nível médio.
Índice
Do total das vagas, 1.944 são voltadas a candidatos do sexo masculino e 476 são para candidatas do sexo feminino com remuneração inicial de R$ 4,6 mil!
Já as inscrições podem ser realizadas a partir do dia 22 de outubro até o dia 21 de novembro de 2021 pelo site da banca organizadora, Instituto Selecon .
- Adquira: Apostila completa Polícia Penal MG
- Adquira: Curso online Polícia Penal MG
Vamos te ajudar a criar um bom plano de estudos focado na sua aprovação no concurso Polícia Penal MG!
Plano de estudos do concurso Polícia Penal MG
1) Analise sua rotina e faça um planejamento
Antes de planejar seus estudos, você precisa saber o que faz durante o dia. Pense em sua semana e faça uma planilha, no computador ou mesmo à mão, colocando suas atividades e os horários em que são realizadas.
A partir disso, podemos observar quais atividades são imprescindíveis e quais podem ser cortadas, resultando nas horas que teremos livres para estudar.
Muita atenção nessa hora, pois o Plano de Estudos será seu companheiro a longo prazo, auxiliando no seu objetivo de ser aprovado no concurso dos sonhos.
Além disso, é importante separar um tempo para seu lazer e descanso, isso fará com que seu cérebro fique descansado e consiga absorver todo o conteúdo estudado.
2) Procure conteúdos relacionados a área pretendida
Busque por conteúdos que possam ser aproveitados na hora de estudar, como por exemplo, vídeos, artigos, acompanhe professores, concurseiros e também servidores que já atuam na área.
Assim você vai conseguir esclarecer suas dúvidas e entender como o cargo funciona na prática, quais são os direitos e deveres, as atribuições que serão realizadas no cargo.
Dessa maneira, você pode também encontrar motivações para persistir e continuar os estudos, busque traçar seus objetivos e metas também.
Sabemos que a preparação para uma prova de concurso público exige de nós disciplina e força de vontade.
3) Qual o melhor material para estudar?
O plano de estudos deve ser composto por: teorias, revisões periódicas e resoluções de questões. Conforme a data de prova vai se aproximando, é preciso realizar uma revisão do conteúdo já visto ao longo do tempo de estudo.
Estudo da teoria: para você conseguir entender o básico é preciso escolher entre assistir videoaulas ou fazer a leitura das apostilas.
Videoaula: o material de revisão por este método só pode ser feito através de anotações, demanda mais tempo, porém, caso você tenha dificuldades na hora de entender uma matéria, esta será a melhor opção.
Apostilas: são materiais objetivos e mais completos que as videoaulas, o tempo de estudo será menor e pode ser facilmente consultado.
Vale ressaltar que é importante conferir o que pede no edital, quais as matérias que serão necessárias para realizar as avaliações.
No caso do concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais, na prova Objetiva, serão 60 questões de múltipla escolha, a serem aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022, que versarão sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.
Confira outras dicas importantes com o professor: