Atenção, concurseiros! Um novo edital do concurso Polícia Penal PE foi lançado com 200 vagas de nível superior. Saiba o que cai na prova e se prepare para o certame desde já!
Antes de mais nada, vale dizer que as 200 vagas são de caráter imediato para provimento no cargo de Policial Penal. A exigência é que os candidatos tenham formação superior em qualquer área, além de ter habilitação na categoria B da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os salários para a carreira ficam, inicialmente, em torno dos R$ 3,9 mil por mês.
Se interessou no concurso? Então saiba mais sobre o edital e sobre as avaliações!
Concurso Polícia Penal PE: como realizar as inscrições?
As inscrições para o concurso da Polícia Penal de Pernambuco estarão abertas entre os dias 05 de janeiro e 04 de fevereiro de 2022. Para se inscrever, basta acessar o site da organizadora Cebraspe e preencher os dados requisitados.
Após esse processo, o candidato deverá pagar uma taxa de participação até o dia 24 de fevereiro a fim de efetivar sua participação do certame. Essa taxa terá o valor de R$ 180,00, porém será possível pedir isenção total do boleto nos casos determinados pelo edital.
Vale ressaltar que esse pedido de desconto poderá ser feito durante todo o período em que as inscrições estiverem abertas, ou seja, do dia 05 de janeiro ao dia 04 de fevereiro.
Etapas do concurso Polícia Penal PE
O concurso da Polícia Pena de Pernambuco será formado por duas etapas de avaliação. A primeira etapa, por exemplo, será formada pelas seguintes fases:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe, contendo a P1 e a P2;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- Exames médicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- Avaliação de Aptidão Física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
- Investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da SERES/PE.
Enquanto que a segunda etapa do concurso compreenderá o Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, que será de responsabilidade da SERES/PE.
Concurso Polícia Penal PE: como serão as provas?
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 10 de abril de 2022 e valerão, no máximo, 75 pontos. A estrutura de questão das provas será de múltipla escolha. Ou seja, a banca Cebraspe não aplicará uma prova no seu padrão de questões com respostas de “CERTO” ou “ERRADO”.
As matérias da Prova Objetiva ficarão divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. A parte de Conhecimentos Gerais, por exemplo, será composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação Estadual e Raciocínio Lógico.
Enquanto isso, na parte de Conhecimentos Específicos, as matérias cobradas serão das áreas de:
- Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal;
- Legislação Especial;
- Execução Penal;
- Noções de Direitos Humanos e Participação Social.
O que é necessário para aprovação na prova?
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
- Obtiver nota inferior a 5,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos gerais P1;
- Obtiver nota inferior a 15,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos específicos P2;
- Alcançar nota inferior a 37,50 pontos no conjunto das provas objetivas.
Em outras palavras, os candidatos que não se encaixarem nessas situações citadas acima, estarão aprovados na Prova.
Por fim, os candidatos não eliminados na Prova Objetiva, serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas nas provas objetivas P1 e P2.
Prova discursiva da PP PE
A prova discursiva valerá 25 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema de atualidades, relacionado à segurança prisional nacional e direitos humanos.
Vale ressaltar que a matéria de Atualidades será somente direcionada para a Prova Discursiva. Por outro lado, a matéria de Direitos Humanos consta na estrutura da Prova Objetiva também.