A interpretação de texto é essencial para aprovação em qualquer concurso público . Não adianta estudar diversas disciplinas e reter os conteúdos se no momento da prova, você não entende o enunciado ou aquilo que foi proposto.
Muitas pessoas acreditam que interpretação de texto é uma disciplina exclusiva da Língua Portuguesa, mas estão enganadas. Até disciplinas como Matemática ou Física costumam ter um texto base como fonte para os enunciados. Não adianta conhecer todas as fórmulas se você não entende o motivo de utiliza-las.
Mas como garantir um bom resultado em um assunto tão importante? Foi pensando nisso que a Nova preparou algumas dicas imperdíveis que vão te ajudar a garantir sua aprovação. Vem com a gente!
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
- Confira: Curso de Língua Portuguesa – Profª. Ariane Budke
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como fazer uma boa interpretação de texto?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que interpretação de texto não é um dom, mas uma habilidade que você precisa treinar diariamente para desenvolver.
Aulas teóricas que trabalham com dicas estratégicas podem ser seu ponto de partida nessa missão. Isso porque nelas você vai aprender a diferenciar textos com linguagem simples, linguagem rebuscada e de gêneros distintos.
Saber realizar essa diferenciação é muito importante, pois as questões costumam manter um certo padrão. Quanto mais familiarizado você estiver, mais fácil será alcançar uma boa pontuação.
Os materiais da Nova são uma ótima fonte de conhecimento, pois foram elaborados por professores especialistas e estão de acordo com os editais.
- Adquira: Mapas Mentais Língua Portuguesa – Principais Tópicos (PDF)
- Adquira: Curso Online de Redação para Concursos
Tão importante quanto consumir conteúdo teórico é resolver questões da banca organizadora do concurso que você pretende prestar.
Sendo assim, é essencial definir uma área para se dedicar, pois diferentes tipos de concurso público possuem conteúdos programáticos particulares que podem afetar as disciplinas consideradas como básicas.
Se você reservar 20 minutos por dia para realizar questões de provas anteriores, você está na frente de muitos concorrentes.
Concurso Público: Recorrência x Inferência
Existem dois tipos de questões de interpretação, são elas: recorrência e inferência. Nas questões de recorrência, você lê o enunciado e volta no texto para encontrar a resposta que não virá exatamente com as mesmas palavras, mas sob forma de paráfrase.
As questões costumam começar com: “segundo o texto, de acordo com o texto, conforme o texto, o texto diz ou o autor diz”.
Já se tratando de inferência, você deverá deduzir ou concluir algo sobre o que leu, a partir de pressupostos textuais.
Para não errar, lembre-se de não sair daquilo que o texto diz, seja com base em experiências ou conclusões próprias.
Como se sair bem na hora da prova?
Agora que você sabe por onde começar a fazer uma boa interpretação de texto e sabe a diferença entre recorrência e inferência, é hora de praticar. Vamos lá?
1- Identifique o tipo de questões!
Abrir a prova e começar lendo o texto proposto é um erro, pois os textos costumam ser grandes, as vezes de uma página inteira.
O ideal é começar lendo os enunciados, principalmente se sua prova consistir em questões de múltipla escolha. Dessa forma, será possível identificar se a questão está questionando o conteúdo e exige interpretação de texto ou exige conhecimento em gramática e palavras específicas.
2- Analise o aspecto do texto!
Em seguida, é necessário identificar a estética textual. Se trata de uma charge? Poesia? Se é charge ou imagem, qual a expressão facial dos personagens? Existem diálogos? Como se dão esses diálogos? E a pontuação, como é?
Nessa etapa, você pode conferir a fonte de onde o texto foi retirado. Ali, muitas vezes você vai encontrar o assunto do texto ou o gênero que ele pertence.
3- Faça a leitura!
Somente após realizar todas as etapas, você deverá realizar a leitura do texto. Nessa etapa você pode sublinhar, grifar, fazer marcações, criar um código.
Lembre-se que não existe um método correto, mas o método que se adequa melhor ao seu formato de aprendizado.
Realizando todas essas etapas, nós te garantimos, você vai entender muito melhor os enunciados daqui pra frente!
Gostou do conteúdo e quer mais dicas? Dá o play no vídeo da professora Ariane Budke e confira tudo que ela tem a dizer sobre interpretação e compreensão textual para concursos.
Para continuar acompanhando mais conteúdos como esse, acesse nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima! ❤️