Após 11 anos sem novos editais, um novo concurso para Analista de Políticas Sociais está no radar de autorização do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos e pode ser realizado! 🥳
Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, realizado no último domingo, (09/07), a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre o lançamento do concurso.
De acordo com ela, a recomposição dessa carreira é um desejo do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante coletiva de imprensa realizada no dia 16 de junho, para anunciar a autorização de mais de 4 mil vagas em concursos federais, o presidente ligou para ministra cobrando vagas para o Ibama e para carreira de Analista de Políticas Sociais.
“O presidente me cobrou, ao vivo, praticamente. Eu estava na coletiva de imprensa de anúncio de concursos e ele me ligou e falou que faltavam duas áreas que não estavam lá realmente e vão sair em breve. (…) Ele cobrou muito Ibama. Eu expliquei que já tinha um concurso em aberto, mas a gente vai fazer um novo e a gente deve soltar em breve também dos analistas de política social, que é para trabalhar nesses ministérios da área social que cresceram de importância no governo atual e precisam de gente para trabalhar”, garantiu a ministra.
Se interessou por essa oportunidade? Então fica comigo nessa página que vou te contar todos os detalhes da carreira! 😎
- Confira: Curso de Língua Portuguesa – Profª. Ariane Budke
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Salários e requisitos da carreira de Analista de Polícias Sociais
Conforme consta na Lei nº 12.094, o cargo de Analista de Polícias Sociais exige diploma de graduação em nível superior e habilitação específica, de acordo com a área de especialização de cada cargo.
É uma carreira carreira transversal, ou seja, os integrantes podem ser lotados em diferentes ministérios, autarquias e fundações da União.
De acordo com a ministra Esther Dweck, os aprovados no próximo certame serão lotados nos novos ministérios criados pelo presidente Lula, por exemplo, o Ministério da Igualdade Racial e Povos Indígenas.
A carreira oferece remuneração inicial de R$ 8.400,36 🤑 e auxílio alimentação de R$ 658,00.
O Governo Federal já autorizou concursos para outras duas carreiras transversais, são elas:
- Analista na Área de Tecnologia da Informação: 300 vagas
- Analista de Infraestrutura: 300 vagas
Por isso, a expectativa é que assim como os outros cargos, a carreira de Analista de Políticas Sociais também seja contemplada com 300 vagas.
Como é o trabalho de um Analista de Polícias Sociais?
Cabe ao candidato aprovado, a realização das seguintes atividades:
- Executar atividades de assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena.
- Verificar, acompanhar e supervisionar os processos inerentes ao Sistema Único de Saúde, ao Sistema Único de Assistência Social e aos demais programas sociais do governo federal objeto de execução descentralizada;
- Identificar situações em desacordo com os padrões estabelecidos em normas e legislação específica de atenção à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude;
- Aferir os resultados da assistência à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção à infância, à juventude, ao portador de necessidades especiais, ao idoso e ao indígena, considerando os planos e objetivos definidos no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e demais políticas sociais;
- Proceder à análise e avaliação dos dados obtidos, gerando informações que contribuam para o planejamento e o aperfeiçoamento das ações e políticas sociais;
- Apoiar e subsidiar as atividades de controle e de auditoria;
- Colaborar na definição de estratégias de execução das atividades de controle e avaliação, sob o aspecto da melhoria contínua e aperfeiçoamento das políticas sociais.
Como foi o último concurso público?
O último concurso foi realizado em 2012 para o preenchimento de 825 vagas de Analista de Políticas Sociais, distribuídas entre as seguintes áreas:
- Assistência Social: 77 vagas;
- Educação: 30 vagas;
- Gestão Social: 248 vagas;
- Previdência: 20 vagas;
- Saúde: 450 vagas.
Na ocasião, a banca organizadora foi a Escola de Administração Fazendária (ESAF), que avaliou os candidatos por meio de provas objetivas compostas de questões das disciplinas listadas abaixo 👇🏽
- Língua Portuguesa;
- Inglês;
- Gestão de Pessoas;
- Direito Público;
- Políticas Públicas;
- Economia Brasileira Contemporânea;
- Realidade Brasileira;
- Conhecimentos Específicos de cada Área.
Além de provas discursivas que consistiram no desenvolvimento de um texto de no mínimo 40 e no máximo 60 linhas e na resolução de uma questão problema. 📚
Posteriormente, os aprovados tiveram seus títulos analisados e ganharam pontos ao comprovarem especializações acadêmicas e experiência profissional.
Confira mais detalhes no edital, clicando aqui!