Atenção concurseiros! Com edital previsto para ser publicado em setembro, o concurso Receita Federal deverá ofertar 699 vagas. Os estudos devem ser iniciados, por isso, saiba o tempo e como estudar para a seleção!
Concurso Receita Federal: comece os estudos!
Ainda não há datas oficialmente confirmadas para o novo concurso da Receita Federal, entretanto, o edital deverá sair ainda em 2021. Por isso, é importante que os concurseiros intensifiquem seus estudos.
- Adquira: Apostila completa Receita Federal
Quanto tempo estudar?
O edital deverá ser publicado até o fim do ano e as nomeações têm previsão de acontecer em 2022. Isso porque não há orçamento para 2021, aparentemente.
Muitos professores e concurseiros afirmam que para ser aprovado para Auditor da Receita Federal ou Auditor de um concurso da área fiscal é preciso em torno de 2 mil horas líquidas de estudo.
Ou seja, se o concurseiro estudar 05 horas líquidas por dia, serão 400 dias de estudo (01 ano e 03 meses aproximadamente). Ou seja, é preciso mais esforço para conquistar uma vaga!
Contando que o sábado seja de menos estudo ou revisões e que o domingo seja de descanso, é importante que o estudante fique de frente os conteúdos por no mínimo 6 ou 7 horas diárias, nos cinco dias de semana.
O certo, se você quiser estudar para a seleção da Receita Federal, por exemplo, é começar agora focado nela, pensando na prova acontecendo daqui a um ano e meio, na metade de 2022.
Além disso, é importante que não haja preocupação com todos os detalhes logo na primeira leitura, pois tudo é preciso calma e atenção aos detalhes do conteúdo.
O que estudar?
A primeira coisa a se fazer é analisar os últimos editais e estudar as matérias que foram exigidas nos concursos passados. Confira como foram os últimos exames objetivos:
- Auditor (2014)
- Língua Portuguesa,
- Espanhol ou Inglês,
- Raciocínio Lógico-Quantitativo,
- Administração Geral e Pública,
- Direito Constitucional,
- Direito Administrativo,
- Direito Tributário,
- Auditoria,
- Contabilidade Geral e Avançada,
- Legislação Tributária,
- Comércio Internacional e
- Legislação Aduaneira.
- Analista (2012)
- Língua Portuguesa,
- Espanhol ou Inglês,
- Raciocínio Lógico-Quantitativo,
- Administração Geral,
- Direito Constitucional,
- Direito Administrativo,
- Direito Tributário,
- Contabilidade Geral,
- Legislação Tributária e
- Legislação Aduaneira.
Em 2014, no concurso para Auditores, os candidatos foram avaliados por meio de 140 questões das disciplinas citadas acima, sendo 70 de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.
Além disso, era necessário atingir 40% de aproveitamento individual dentro de cada matéria. O aproveitamento geral necessário era de 60% de na prova objetiva e 60% da prova discursiva.
Vale destacar que o conteúdo exigido para Auditor Fiscal é mais extenso e abrangente do que o conteúdo da prova para Analista. Por isso, é aconselhado começar os estudos pelas matérias do cargo.
Prova Discursiva
A prova discursiva começou a ser exigida apenas a partir do concurso de 2009, quando representou 36% da nota total da prova, reduzindo para 25% em 2012 e por fim, representou 22% em 2014.
Composta por duas questões, de 20 a 40 linhas, em 2014, foram cobradas uma sobre o conteúdo de Direito Tributário e outra sobre o de Comércio Internacional e Legislação Aduaneira).
O exame foi aplicado valendo 30 pontos cada um e 10 pontos referente ao português e o restante da resposta.
Curso de Formação
O curso de formação vai voltar a ser uma etapa do concurso da Receita Federal, após ficar de fora das seleções de 2012 e 2014.
Ele será realizado antes do candidato tomar posse do cargo. A tendência é que o curso para o cargo de Auditor tenha 100 dias, e o de Analistas 60 dias.
Concurso Receita Federal: vagas solicitadas
A Receita Federal pede aval para preenchimento de 699 vagas, para os cargos de Analista-Tributário (469) e Auditor-Fiscal (230).
A solicitação está sendo avaliada pelo secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade.
Receita Federal: requisitos
Com exigência de nível superior em qualquer área, sendo o diploma de instituição devidamente registrada e reconhecida no Ministério da Educação (MEC), o concurso ainda conta com os seguintes requisitos:
- Ser aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida em edital;
- Nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;
- Gozar dos direitos políticos;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;
- Apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;
- Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.