O concurso TJ SP já está com as inscrições abertas e tem provas marcadas para o dia 28 de maio de 2023. Saiba como foram as provas de edições anteriores do certame e inicie sua preparação!
- Confira: Apostila TJ SP 2023 – Escrevente Técnico Judiciário
- Confira: Curso Online TJ SP – Escrevente Técnico Judiciário
Concurso TJ SP: Vagas e salários
De acordo com o edital, são ofertadas 400 vagas imediatas para o cargo de Escrevente, exigência de nível médio, divididas da seguinte maneira:
- Ampla Concorrência: 300 vagas
- PCD (Pessoa com Deficiência): 20 vagas
- Negros: 80 vagas
Os aprovados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais e serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 5.480,54.
Como se inscrever?
Para se inscrever é necessário acessar o site da Fundação Vunesp , banca organizadora, entre os dias 17 de fevereiro e 28 de março de 2023 e preencher o formulário com os dados solicitados.
Além disso, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 81,00 até o dia 19 de março para que a candidatura seja homologada.
Provas e etapas
São etapas avaliativas:
- Prova Objetiva
- Prova Prática
A prova objetiva será aplicada no dia 28 de maio de 2023 e será composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta, acerca das seguintes disciplinas:
- Bloco I
- Língua Portuguesa: 24 questões
- Bloco II
- Conhecimentos em Direito: 40 questões
- Bloco III
- Conhecimentos Gerais
- Atualidades: 6 questões
- Matemática: 6 questões
- Informática: 14 questões
- Raciocínio Lógico: 10 questões
- Conhecimentos Gerais
Será necessário obter no mínimo 50% de aproveitamento do total de pontos das disciplinas de Língua Portuguesa e Direito, pois são eliminatórias.
Posteriormente, os aprovados serão submetidos a prova prática que tem como objetivo avaliar o conhecimento e habilidades do candidato.
Para isso, é utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows
Como se preparar para o concurso TJ SP?
O primeiro passo para se preparar para um concurso público é conhecer a banca organizadora. No caso do TJ SP, a instituição responsável é a Fundação Vunesp.
A Vunesp é reconhecida como uma banca bastante tradicional e até mesmo fácil. Entretanto, é preciso ficar de olho em suas pegadinhas.
Criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Vunesp é responsável pela organização de seus vestibulares desde então.
Entretanto, por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Vunesp também atua na realização da maioria dos processos seletivos do estado de São Paulo .
É conhecida por apresentar um grau de dificuldade médio, se comparado com outras bancas como a FGV, FCC e o Cebraspe.
O estilo de questões geralmente segue o padrão de cinco alternativas e somente uma resposta correta, principalmente por se tratar de uma banca que, originalmente, organizava vestibulares.
A disciplina com maior peso nas provas da Vunesp, é Língua Portuguesa. Por isso, obter um bom resultado nessa disciplina é essencial para garantir a aprovação.
Treine com provas anteriores!
Outra forma de estudar e de se preparar para um concurso é refazendo provas de anos anteriores. Pensando nisso, disponibilizamos os exames desde 2010:
- 2010: Prova | Gabarito
- 2011: Prova | Gabarito
- 2012: Prova | Gabarito
- 2013: Prova | Gabarito
- 2014: Prova | Gabarito
- 2015: Prova | Gabarito
- 2017: Prova | Gabarito
- 2018: Prova | Gabarito
- Prova de 2021 👇🏻
- Gabarito 👈🏻
Se você se interessa pela aprovação nesse concurso, confira nosso curso 100% gratuito “Do Zero ao Tribunal” e garanta sua aprovação! Para acessar, clique aqui! 😍