Os concursos ambientais estão cada vez mais próximos de terem seus editais publicados, portanto, confira o que estudar.
Até o momento, são três editais de concursos ambientais previstos para serem publicados ainda este ano para ICMBio, Ibama e Jardim Botânico RJ, que já foram anunciados com um total de 460 vagas.
Se interessa por concursos ambientais? Fique e confira o que estudar para os concursos ambientaise distribuição das 460 vagas previstas entre os órgãos.
Quais matérias estudar para os concursos ambientais?
Com base nos últimos editais publicados para os concursos ambientais, nos órgãos Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) no ano de 2021, é possível verifirar quais são as disciplinas cobradas nas provas.
Índice
No concurso Ibama, na área de conhecimentos básicos, para o cargo de Analista Administrativo as disciplinhas que versaram a prova foram:
- Língua Portuguesa
- Noções de Tecnologia da Informação
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Legislação do Setor de Meio Ambiente
- Noções de Direito Ambiental
- Noções de Regulação
- Ética no Serviço Público
Já concurso ICMbio, na área de conhecimentos básicos, para o cargo de Analista Ambiental foram cobradas as disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Noções de Gestão
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação
- Integridade Pública
- Atualidades
- Noções de Informática
Além dos conhecimentos básicos, o último edital solicitou conhecimentos específicos, que variaram conforme cada cargo.
Ibama – Conhecimentos específicos
Analista Administrativo: Administração Geral; Administração Pública; Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público; Contabilidade Pública; Gestão de Pessoas; Matemática Financeira.
Analista Ambiental – Licenciamento Ambiental: Licenciamento Ambiental Federal; Socioeconomia Relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal; Infraestrutura e Gestão Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal.
Analista Ambiental – Recuperação Ambiental, monitoramento e uso sustentável da biodiversidade, controle e fiscalização: Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; Noções de Direito Penal.
Analista Ambiental – Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental: Língua Inglesa; Gestão de resíduos sólidos e substâncias perigosas; Proteção da atmosfera; Poluição sonora; Controle ambiental por registro; Áreas contaminadas, remediação ambiental e dispersantes químicos; Noções de Pedologia; Noções de Fitossanidade; Segurança Química; Noções de Química Ambiental; Noções de Ecotoxicologia; Noções de Estatística; Noções de Economia Ambiental.
ICMBio – Conhecimentos específicos
No último concurso ICMBio, as disciplinas de conhecimentos específicos versaram sobre Ecologia, Conservação e Manejo da Biodiversidade, Biodiversidade, Zoologia, Botânica e História Natural, Recursos Florestais, Proteção, Controle e Monitoramento Ambiental, Planejamento e Gestão de UC, Aspectos Históricos, Sociais, Geopolíticos e Ambientais da Região da Amazônia Legal, Povos e Comunidades Tradicionais e Conservação da Biodiversidade.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quantos editais dos concursos ambientais serão publicados?
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e outras entidades relacionadas ao setor ambiental estão se preparando para abrir novos concursos ambientais nos próximos meses, atendendo a demandas urgentes de reforço em seus quadros de servidores.
Recentemente, o MMA solicitou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a abertura de 350 vagas para o cargo de Analista Ambiental. A previsão é de que esses novos profissionais possam ingressar a partir do primeiro semestre de 2026, fortalecendo a capacidade de atuação do ministério em questões cruciais para a preservação do meio ambiente.
Além disso, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funap), anteriormente conhecida como Funai, busca autorização para preencher 751 vagas. Essas oportunidades serão distribuídas entre carreiras de nível médio e superior, ampliando o suporte às comunidades indígenas e a proteção de seus territórios.
Essas solicitações agora estão em análise pelo MGI, que determinará se os pedidos serão aprovados ou não. Esse processo é fundamental para garantir que as novas contratações, por meio de concursos ambientais, atendam às necessidades reais dos órgãos solicitantes e estejam alinhadas com a capacidade orçamentária do governo.
[the_ad id=”230282″]
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também anunciou recentemente a autorização de novos concursos ambientais para outras importantes instituições. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) terá 260 vagas abertas para os cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também será contemplado com novas contratações, totalizando 180 vagas para Analistas Ambientais e Administrativos.
Por fim, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro abrirá um concurso para 20 vagas, garantindo que essa instituição continue a desempenhar seu papel fundamental na pesquisa, conservação e educação ambiental.
Concursos ambientais: O Ibama necessita de novas contratações?
Nesta terça-feira, 19 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a urgência de novas contratações para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante entrevista ao Jornal da CBN. Segundo Lula, o órgão ambiental enfrenta um déficit de 700 servidores, o que compromete a eficiência na execução de suas funções.
“O governo estava desmontando. Então nós passamos um tempo montando o governo, abrindo concurso, fazendo concurso, tentando construir. Agora as coisas estão mais ou menos alinhadas. Ainda faltam algumas coisas. A companheira Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), por exemplo, tem 700 funcionários a menos no Ibama para poder controlar as coisas. Então eu encontrei o governo dessa vez muito pior e vou deixá-lo muito melhor”, disse o presidente da república.
Em junho, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou a autorização de um novo concurso público para o Ibama, com a abertura de 260 vagas para servidores efetivos. Apesar da confirmação, detalhes sobre os cargos específicos, requisitos e áreas de atuação ainda não foram divulgados.
Baseando-se em solicitações anteriores, espera-se que o concurso abranja as posições de Analista Ambiental e Analista Administrativo, ambas exigindo nível superior.
Confira todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre os concursos ambientais!