Conheça temas da língua portuguesa para concursos considerados difíceis que deixam qualquer um apreensivo.
Compre aqui: Curso Online Essencial para Concursos-Português
Considerado um dos grandes vilões da área de concursos públicos, o português causa estranheza e confusão por muitas vezes ser usado de forma coloquial ao invés de sua norma culta.
Investir em bons livros e bons autores é fundamental para se dar bem. Confira abaixo quais são os tópicos considerados mais complicados para concursos:
Colocação Pronominal
Colocação dos pronomes oblíquos átonos – me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes. Há muito erro por parte dos concurseiros porque o uso coloquial tende a aceitar a próclise (pronome vem antes do verbo)
Ex.: “precisam-se de empregados” ou “precisa-se de empregados”.
Regência verbal
A regência muda de acordo com a relação do verbo com o complemento.
Ex.:Joana assistiu um paciente no hospital onde trabalha.
Joana assistiu ao jogo da seleção brasileira.
Regência nominal
É a relação entre o substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu complemento nominal, intermediada por uma preposição.
Ex.: Ela tem necessidade de roupa.
Fiz uma referência a um escritor famoso.
Acentuação
Questões de acentuação aparecem muito, sobretudo tratando do uso da crase.
Flexão verbal
São colocados no final das palavras para indicar flexões verbais ou nominais, indicando gênero e número de nomes ou número, pessoa, tempo e modo dos verbos
Ex.: casa – casas, gato – gata
Concordância
Pode ser verbal e nominal. O primeiro diz a relação do verbo em relação ao sujeito, com um concordando em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo.
Ex.: O menino trabalha na fábrica; Nós gostamos de crianças.
Modo imperativo
já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa.
Ex.: O professor e a aluna são altos.
Pronomes
palavras que representam ou substituem nomes .
Ex.: João e Maria eram lojistas. Eles são lojistas.
Como estudar dúvidas mais comuns de português para concursos?
– Além da teoria gramatical, a fixação do conteúdo ocorre a partir da prática. O concurseiro deve sempre examinar o termo regente (verbo), e o termo regido (complemento) para fazer uma análise mais aprofundada sobre o assunto.
– Separe todos as palavras da oração e identifique qual a classe gramatical de cada uma para depois analisar a relação entre todas elas. Sempre que possível, consulte a gramática.
Agora é só estudar! Boa sorte 🙂
Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova ! Também acompanhe-nos no Facebook e Google Plus para saber das novidades e dicas!
Gostou? Não deixe de votar abaixo!