Salve enemzeiro , tudo bem!? Como está sua preparação para a maior prova do País?
Sente-se preparado para “concorrer” com os mais de 5 milhões de alunos no ENEM?
NÃO… NÃO… NÃO…
Caso suas respostas sejam NÃO, pode ficar tranquilo, estamos aqui exatamente para isso, facilitar sua vida e proporcionar condições para obter seu sonho em 2019!
Sendo assim, concentre-se aí e bora entender o nosso Novo Projeto!!!
Com o intuito de facilitar sua jornada até a Universidade, a Nova Concursos decidiu contribuir grandemente com você, que vai alcançar sua vaga utilizando o ENEM como modelo de entrada para o ensino superior nesse ano!
Para tanto, precisamos compreender algumas coisas fundamentais para você mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo elas:
- Fazer a leitura do edital, para facilitar sua vida, basta clicar aqui !
- Compreender que o exame é dividido em áreas do conhecimento, sendo elas: Ciências Humanas, Linguagens, Natureza e Matemática, além da Redação, que vale 1000 pontos sozinha.
- Entender a importância do nivelamento, afinal a prova é composta por 180 questões, dividias entre os níveis fácil, médio e difícil, e por fim, ainda tem uma redação dissertativa.
- Posteriormente, a leitura do edital, você já deve ter percebido que a correção do ENEM é por TRI – Teoria de Reposta ao Item, logo, é QUALITATIVA não QUANTITATIVA.
O que é o TRI do ENEM?
O TRI é o método de avaliação do ENEM, onde, ao invés de verificar sua quantidade de acerto, o INEP vai averiguar a sua qualidade de prova, fazendo uma média ponderada e definindo os níveis de questões da prova, e através deles, você obtém sua nota. MAS FIQUE CALMO, falaremos do TRI em um outro blog exclusivo.
Saiba onde e como usar a nota do ENEM
A primeira importância do ENEM está no SISU, pois com o Sistema de Seleção Unificada alunos de todo o país conseguem ingressar no ensino superior em instituições pública de todo território, sem precisar realizar o vestibular. Nessa modalidade, o exame possibilita que o estudante faça a opção de uma vaga em qualquer parte do país realizando uma única prova na sua região, sem precisa se deslocar como passado. O SISU é utilizado por alunos da rede pública ou provada, não existe limitação para que o aluno se inscreva.
Já o ProUni (Programa Universidade para Todos) é restrito aos alunos da rede pública, sendo assim, existe uma seleção realizada apenas entre os alunos formados pelo estado. A realização do mesmo, visa que as instituições privadas forneçam bolsas integrais ou parciais para alunos da rede público, promovendo o acesso desses jovens a educação superior. Atenção, para competir ao ProUni é necessário que sua formação no Ensino Médio seja realizada totalmente no ensino público, não havendo validação para alunos bolsistas de escolas privadas, caso seja um aluno bolsista, você já estará fora desse processo.
O Fies (Financiamento Estudantil) é um programa educacional desenvolvido pelo MEC, visando proporcionar o acesso ao Ensino Superior, o mesmo proporciona um financiamento aos alunos que tenham interesse em fazer uma graduação. Para competir ao Fies, o aluno deve obter uma média global de 450 pontos no mínimo, caso contrário ele estará impossibilitado de participar do processo.
No caso do Ciências sem Fronteiras, a nota do aluno será utilizada para seleção de estudantes que desejam realizar uma parcela de seus estudos na graduação ou pós-graduação fora do país. Desta forma, o ENEM será utilizada pelo resto da vida, uma vez que o estudante decida competir a uma bolsa de estudos no exterior.
Antes de finalizar, veja o vídeo que a Victória publicou, falando sobre como vai se preparar para o ENEM:
Bom, por hoje é só, espero que comece a entender, que o Exame Nacional do Ensino Médio pode abrir muitas portas em sua vida, para tanto, bora estudar com nossos materiais! Foco na missão e até a próxima…
Professor: Heitor Ferreira
Instagram: @perguntaproheitor
YouTube: Pergunta pro Heitor