A Escola de Administração Fazendária lançou edital para o preenchimento de 80 oportunidades de nível superior. O cargo oferecido é de Analista de Planejamento e Orçamento. Para mais informações sobre este certame, acesse a página do Concurso ESAF .
Conteúdo programático
As provas, que serão aplicadas na data prevista de 04 de outubro, serão compostas por questões das seguintes disciplinas:
– Língua portuguesa: compreensão de texto, ortografia, semântica, morfologia, sintaxe, pontuação, falácias argumentativas.
– Língua estrangeira: conhecimentos e habilidades em língua inglesa ou espanhola, estratégias discursivas.
– Raciocínio lógico: estruturas lógicas, conceitos básicos de matemática aplicados, númeors inteiros, racionais e reais, sistema métrico, razões e proporções, regra de três simples e composta, porcentagens, equações e inequações de 1º e 2º graus, funções e gráficos, sequências numéricas, progressões aritméticas e geométricas, juros simples e compostos, conceitos básicos de probabilidade e estatística, estatística descritiva e inferencial.
– Direito: fundamentos do direito público, direito constitucional, direito administrativo, administração pública, contabilidade pública, auditoria e controle.
– Conhecimentos específicos: planejamento e orçamento público, economia, macroeconomia, microeconomia, economia do setor público, economia pública, políticas públicas e realidade brasileira, finanças públicas e direito tributário.
Critérios de desempate
Os critérios de desempate adotados pela banca são:
a) maior pontuação na prova discursiva;
b) maior pontuação na prova de língua portugesa;
c) maior pontuação na prova de planejamento e orçamento público;
d) maior pontuação na prova de economia;
e) maior idade.