A Prefeitura de Belo Horizonte lançou edital para o preenchimento de 55 oportunidades para o cargo de Analista de Políticas Públicas, direcionado a candidatos de nível superior. Para mais informações sobre este edital, confira a página do Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte – MG .
Conteúdo programático
As provas objetivas, previstas para aplicação no dia 18 e outubro, serão compostas por questões das seguintes disciplinas:
– Língua portuguesa: leitura, compreensão e interpretação de texto, gramática, ortografia, estrutura fonética, acentuação, classes de palavras, flexões, concordância e regência, sintaxe, morfologia, crase.
Garanta a sua vaga neste concurso
Apostila Prefeitura de Belo Horizonte-MG!
– Informática básica: ferramentas, aplicativos e procedimentos, Pacote Office, Sistemas Operacionais Windows e Linux, transferência de arquivos, intranet e internet, grupos de discussão e fóruns, gerenciamento de arquivos, pastas e programas.
– Direito Administrativo: administração pública, administração descentralizada (indireta), atividade administrativa, serviços públicos, domínio público, servidores públicos, atos administrativos, contratos administrativos, licitações, controle de administração pública.
– Direito Constituional: princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil, Direitos e Garantias Individuais e Coletivos, a Federação no Brasil, a Organização do Estado Brasileiro, a União, Administração Pública, Princípios Constitucionai Atinentes à Atividade Financeira do Estado.
– Gestão Pública: Estado, Governo e Sociedade, administração estratégica, organização do estado e da gestão, departamentalização, descentralização, desconcentração, agentes públicos e sua gestão, normais legais, serviço de atendimento ao cidadão, comunicação interna e externa, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, gestão de conflitos, governança na gestão pública, ética no serviço público, normas de orçamento, contalibilização, controle e prestação de contas no setor público, balanços públicos, planejamento, orçamento, receitas públicas, despesas públicas, gastos públicos, política fiscal, sistema de controle interno.
– Conhecimentos específicos: de acordo com a formação.
Critérios de desempate
Os critérios de desempate adotados pela banca são:
a) maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;
b) maior pontuação na prova de redação;
c) maior pontuação na prova de conhecimentos gerais;
d) maior idade considerando ano, mês e dia do nascimento.
Apostila para esse concurso