A Prefeitura de Porto Nacional, no estado do Tocantins, lançou edital para o preenchimento de 180 oportunidades para todos os níveis de conhecimento.
Conteúdo programático
As provas objetivas, que têm aplicação prevista para o dia 18 de outubro, serão compostas por questões das seguintes disciplinas:
– Língua portuguesa: compreensão e interpretação de textos, tipologia textual, ortografia, acentuação, classes de palavras, crase, sintaxe, pontuação, concordância e regência, semântica, redação de correspondências oficiais.
– Noções de informática: Sistema Operacional Windows XP e 7, internet e intranet, tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet, navegadores e sistemas de email, Pacote Office, conceitos básicos de segurança da informação.
– Raciocínio lógico: compreensão de estruturas lógicas, lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões, diagramas lógicos, princípios de contagem e probabilidade.
– Conhecimentos regionais: história e geografia do estado do Tocantins, o proesso de criação do estado e suas diferentes fases, organização política e territorial, divisão política, regiões administrativas, regionalização do IBGE, hierarquia urbana, símbolos, estrutura dos poderes, fauna e flora locais, hidrografia e relevo, matriz produtiva, matriz energética e matriz de transporte, unidades de conservação, história e geografia do município de Porto Nacional.
– Legislação municipal de Porto Nacional: Lei Orgânica do Município e Lei nº 1.435/93 e alterações posteriores até a data de lançamento do edital.
– Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.
Critérios de desempate
Os critérios de desempate adotados pela banca organizadora são:
a) candidato mais idoso;
b) maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;
c) maior pontuação na prova de legislação do município de Porto Nacional;
d) maior pontuação na prova de língua portuguesa;
e) maior idade.