O TRE – AP abriu as inscrições para Concurso que oferece 6 vagas + cadastro reserva, com salários que vão de R$ 5.425,79 a R$ 8.863,84. Se você possui nível médio ou superior completos e deseja participar do Concurso, fique atento a o que cai na prova. Para saber mais informações ou baixar o Edital, acesse a página do Concurso TRE – AP clicando aqui.
O Portal GN Concursos selecionou as principais matérias do certame para você. Confira:
Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila TRE-AP
Conhecimentos gerais para os cargos: analista judiciário – área judiciária, analista judiciário – área administrativa e técnico judiciário – área administrativa:
Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa – Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
Noções de Informática – Tipos de computadores, tipos e finalidade de sistemas operacionais, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos e softwares. Edição de textos, planilhas e apresentações com o Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superior. Noções de sistema operacional Windows 7. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, dispositivos de interconexão de redes, redes sem fio. Aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Navegadores web: Mozilla Firefox e Google Chrome. Uso de web mail. Busca e pesquisa na Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Procedimentos de backup e restauração de arquivos e pastas. Armazenamento de dados na nuvem (cloudstorage). Segurança da informação: procedimentos e mecanismos de segurança, noções de vírus, wormse outras pragas virtuais (malware). Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware).
Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90 e alterações posteriores): provimento e vacância; dos direitos e vantagens; regime disciplinar; do processo administrativo disciplinar. Organização da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União (Lei nº 11.416/2006 e suas alterações). Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/99 e alterações posteriores): das disposições gerais; dos direitos e deveres dos administrados; da competência; dos impedimentos e da suspeição; da motivação; dos prazos. Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92 e alterações posteriores).
Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (Resolução TRE/AP Nº 402/2012).
Noções Gerais de Administração e Comportamento Organizacional – Moderna Gestão de Pessoas; Administração de processos organizacionais: liderança. Comunicação. Tomada de decisão; Motivação: comprometimento do empregado; Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional; Impacto no ambiente das organizações: Visão sistêmica.
Noções de Direito Eleitoral: Conceito e fontes. Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965 e alterações posteriores): Introdução; Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral; Das Eleições; Disposições Várias: Dos recursos; Disposições Penais. Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990 e alterações posteriores). Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 e alterações posteriores). Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 e alterações posteriores). Fornecimento Gratuito de Transporte, em Dias de Eleição, a Eleitores Residentes nas Zonas Rurais (Lei nº 6.091/1974 e alterações posteriores). Súmulas do TSE. Resolução TSE nº 21.538/2003.
– Para os cargos de analista judiciário – engenharia, analista judiciário – análise de sistemas, analista judiciário – área administrativa- especialidade contabilidade, técnico judiciário – programação de sistemas e técnico judiciário – operação de computadores, confira no Edital quais são as matérias de conhecimentos gerais cobradas .
Para saber quais matérias de Conhecimentos Específicos vão cair na prova, confira também o conteúdo programático no Edital clicando aqui .
Critérios de desempate:
Na hipótese de igualdade de média final, para efeito de desempate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:
– Maior idade, no caso dos candidatos que se enquadrem na condição de idoso
– Maior pontuação obtida na Prova de Conhecimentos Específicos;
– Maior pontuação obtida na Prova Discursiva-Redação (se houver);
– Maior pontuação obtida na Prova de Conhecimentos Gerais;
– Maior tempo de exercício efetivo da função de jurado
– Maior tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral
– Maior idade.