Atenção, concurseiros! Prestar um concurso público é uma das melhores opções para quem quer conquistar uma colocação profissional estável e repleta de benefícios. Entretanto, muitos se questionam se é melhor fazer faculdade ou concurso. Veja respostas abaixo!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso x Faculdade: qual é melhor?
É justamente uma questão que muitos concurseiros levantam: estudar para concurso é melhor que fazer faculdade?
A resposta é NÃO! Uma vez que em muitos concursos , é justamente a graduação que ajuda o concurseiro a conquistar uma vaga!
Vantagens de prestar concurso
Antes de mais nada é importante citar que muitos buscam um concurso público devido a colocação profissional estável.
Além disso, quem entra concursado em algum órgão, terá uma série de benefícios. Veja:
- salários mais altos desde o início da carreira;
- inexigibilidade de experiência prévia;
- cargas horárias mais brandas;
- benefícios diferenciados;
- planos de carreira bem definidos;
- e, sobretudo, a estabilidade na carreira.
Mas, claro, tudo isso depende de uma boa prestação dos serviços, uma vez que exigem muita responsabilidade.
Isso porque o servidor público trabalha diretamente com demandas que interferem em pontos que envolvem toda a sociedade.
Por que fazer uma faculdade?
Muitos possuem dúvida se fazer faculdade é uma boa ou se é melhor se voltar para os concursos públicos e conquistar uma vaga.
Entretanto, o que muitos esquecem é que a faculdade é o principal caminho para o concurseiro conquistar aprovação em concursos públicos.
Isso porque muitas seleções exigem curso superior como requisito, aí quem fez faculdade é que terá a chance de conquistar a vaga.
Desse modo, a resposta para esse questionamento inicial é que a faculdade e o concurso público não são opções excludentes entre si.
Pelo contrário, o diploma de graduação é o que garantirá que você possa concorrer aos melhores cargos públicos e, assim, aproveitar as vantagens da carreira.
Além disso, vale destacar que ter uma graduação é indispensável para o desenvolvimento profissional em qualquer local, seja em concursos ou não.
Assim, é durante o curso que o aluno adquire conhecimentos técnicos e teóricos sobre a área de interesse.
É no curso que o aluno tira suas dúvidas estuda, conhece a área por um todo e desenvolve habilidades e competências que serão um diferencial no mercado de trabalho, como:
- autoestima;
- autonomia;
- gestão de tempo;
- responsabilidade;
- capacidade de lidar com diferentes pessoas;
- desenvolvimento de técnicas de estudo essenciais para a preparação para o concurso etc.
Mas, vale destacar também que mesmo após a formação pela graduação, é importante que o profissional continue estudos, através de pós, outros cursos e profissionalizantes.
Isso para que a garantia da ascensão profissional e o desenvolvimento de diferenciais proporcionem uma maior realização na carreira.
Exemplos
Assim, confira abaixo alguns exemplos de cursos superiores com maior demanda no funcionalismo público no Brasil:
- Administração— a variedade de concursos que o profissional formado em Administração pode prestar é muito grande, podendo atuar em diversos órgãos públicos;
- Gestão Pública — esse é um curso de graduação totalmente dedicado à formação de profissionais aptos para atuarem na esfera pública, com oportunidades em órgãos e serviços federais, estaduais ou municipais;
- Direito — por meio de concursos, a pessoa formada em Direito pode ir além da advocacia e assumir cargos de Delegado de Polícia Estadual ou Federal, Juiz e Promotor de Justiça, entre outros;
- Pedagogia e outras Licenciaturas — a rede pública de ensino tem uma alta demanda para profissionais da educação, incluindo pedagogos e professores de Ensino Fundamental e Médio;
- Medicina e Enfermagem — a saúde pública também tem grande demanda por profissionais da Medicina e da Enfermagem, que podem trabalhar em hospitais, prefeituras e unidades de atendimento básico.
Sendo assim, o diploma de nível superior garante diferenciais no currículo que ajudam no ingresso ao mercado enquanto está na fase de preparação para os concursos.
Afinal, a não ser que você possa se dedicar exclusivamente aos estudos, é importante ter um bom emprego no meio tempo.
Isso porque que a convocação para um cargo público pode demorar desde a realização da prova, o que as vezes demoram mais tempo devido ao cadastro reserva dos concursos.
Agora é só escolher o concurso que pretende concorrer e iniciar os estudos. E claro, se tem interesse e pode fazer uma faculdade, faça!