Vai prestar concurso na área de educação? Antes de mais nada, descubra o que faz um Professor de educação infantil e fundamental!
Todos os anos milhares de vagas são abertas no país para o cargo de Professor, além disso, elas são oferecidas em esfera municipal, estadual ou federal.
- Baixe grátis: Como montar um plano de estudos
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Qual a média salarial para Professor?
Geralmente, os salários norteiam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil reais, igualmente composto por outras vantagens específicas da instituição.
O papel do Professor da Educação Infantil
Definitivamente, o Professor da educação infantil tem papel fundamental no desenvolvimento e formação do cidadão, pois é ele o primeiro contato das crianças fora do ambiente familiar.
Ademais, a educação infantil engloba a primeira etapa do processo de educação, tendo como finalidade o atendimento integral da criança.
Em suma, o Professor nessa etapa é o profissional que deve estar atento às diferentes áreas e saber trabalhar o lado psicológico das crianças de 0 até 5 anos de idade.
Sendo assim, o Professor, por si só, é um assistente social, desenvolvendo a função sanitária e pedagógica e tem uma relevante importância na pedagogia.
Logo, ele precisa saber tratar as crianças em situações especiais, sabendo organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos.
Ou seja, criar hábitos de conscientização ambiental e social, conduzir as atividades escolares e desenvolver o raciocínio com jogos, desenhos e atividades.
Além disso, o profissional precisa detectar as atitudes que podem melhorar e como mudar os maus hábitos das crianças e incentivar a lidar e respeitar os alunos.
A educação infantil e fundamental I na Constituição
Além disso, ´e importante enfatizar que o atendimento às crianças de zero a cinco anos é reconhecido na Constituição Federal de 1988, passando a ser, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV).
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
“IV – educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade (Redação dada pela Emenda Constitucional no 53, de 2006).”
Atribuições do Professor
Em síntese, é papel do Professor participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional.
Bem como, elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos, zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos, planejar e ministrar aulas.
Então, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos.
Por fim, planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis.
Em seguida, discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos.