• Página Inicial
  • Como proceder com erros de correção em concursos públicos?

Como proceder com erros de correção em concursos públicos?

icone calendario 29 jan 2021

Você estuda por longos períodos para um concorrido concurso. Se prepara exaustivamente para realizá-lo, tomando cuidado na hora de responder as questões e caprichar na redação.

Quando o resultado sai, você até pode ter tirado uma boa nota, mas não passou. Ao ver o gabarito, de repente você percebe que a questão foi corrigida de maneira errada! Ou pior, havia mais de uma resposta certa para uma mesma questão e, mesmo assim, você não conseguiu acertá-la.

O que fazer quando não se concorda com a correção de uma prova eliminatória? Como proceder para garantir seus direitos?

Para garantir a isonomia da prova, a banca seleciona concurseiros que saibam analisar e responder de forma correta o conteúdo.

Existem questões que, se assinaladas de forma errada, tiram o ponto conquistado em outras perguntas de mesmo tema que foram acertadas pelo candidato. Afinal, se ele erra algo muito básico e acerta uma questão super difícil sobre um assunto em comum, isso significa que ele chutou.

Porém erros podem acontecer. Você pode tomar as seguintes medidas para recorrer:

Tenha sempre calma e procure argumentar de forma concisa e bem fundamentada. O recurso de revisão é garantido por lei e o candidato tem um período para colocar suas observações (que varia de edital para edital);

– Antes mesmo de escrever uma argumentação, você deve pesquisar os materiais requisitados no edital, artigos de jurisprudência e tudo o que considerar importante. Recorra a um profissional experiente no assunto e compare resultados de outros candidatos que fizeram a mesma prova;

Acompanhe os prazos do concurso prestado para que você não perca a data máxima para questionar as provas;

– Lembre-se que uma vez decidido e protocolado, o gabarito não é passível de mudança ou revisão;

Se mesmo assim seu recurso foi negado, a última ação cabível é recorrer à justiça com um advogado especialista. Recorra somente em casos extremamente graves, pois esse será um longo e demorado processo.

Você ou alguém que você conhece já teve que enfrentar uma situação como essa?

 

Curta a página da Nova Concursos  no Facebook!

Aproveite para parcelar sua apostila para concurso  no cartão de crédito em até 6 x sem juros!

Notícias relacionadas