Para todos os jovens em idade de conclusão ou que já concluíram o ensino médio e tem até 22 anos, os cursos técnicos profissionalizantes do SENAI são uma excelente porta de entrada no mercado de trabalho. A empresa, de iniciativa público-privada oferece provas de seleção semestrais e 80% dos alunos já saem empregados do curso.
Os salários iniciais para técnicos formados pelo SENAI é de R$ 1.500, mas podem chegar a até R$ 10.000 com o passar dos anos e especializações feitas pelo profissional. Fica a questão agora: é difícil passar na prova do SENAI?
Assim como outros vestibulinhos e vestibulares, o SENAI tem uma prova de seleção bastante concorrida. Formada por 60 questões, a nota de corte varia de 39 à 55 acertos dependendo do curso e da região.
Como os cursos do SENAI são focados em especialização técnica de áreas exatas – mecânica, mecatrônica, elétrica, eletrônica e afins, a prova é composta por 20 questões de língua portuguesa, 20 questões de matemática, 7 questões de química, 7 questões de física e 6 questões de biologia.
A escolaridade mínima exigida para ingresso num curso técnico profissionalizante do SENAI é o 1º ano do ensino médio completo – sendo exigido que o candidato prossiga cursando o ensino médio regular ou já o tenha concluído.
As questões, portanto, são baseadas nas grades programáticas para este nível de escolaridade – ensino médio em andamento e/ou completo.
Para quem ainda está está cursando o ensino médio, uma boa dica é acrescentar algumas horas de estudo complementar, visando aprimorar e reforçar os conhecimentos nas matérias exigidas pelo SENAI. Assim, com o conteúdo fresco, fica muito mais fácil ser aprovado.
Vale reforçar também que é importante conferir a relação de oferta de vagas x número de candidatos x localização. As provas do SENAI são mais concorridas, por exemplo, nos cursos de eletro-eletrônica na Grande São Paulo que na Grande Goiânia, por exemplo.
Com algum esforço e o material adequado, passar no SENAI não é nenhum bicho de 7 cabeças!
O edital para o processo seletivo de 2014 já está em produção e o período de inscrições já foi definido – de 13 à 27 de outubro. A prova será aplicada no dia 16/11/2014. O resultado será divulgado no dia 10/12/2014, que é também a data de início das matrículas. Para os primeiros classificados, o prazo pra matrícula será de 10 à 12/12/2014. A primeira chamada de suplentes será em 15/12/2014 e a segunda chamada de suplentes ocorre em 16/12/2014.
Compre os produtos da Nova
Compre as Apostilas para o seu Concurso Público direto com a Editora Nova e parcele no cartão de crédito em até 6 x sem juros!
Acompanhe a Nova Concursos também nas redes sociais!