Atenção aos interessados no CNU – Concurso Nacional Unificado : cinco bancas organizadoras estão na disputa. Veja o perfil de cada uma e detalhes da seleção!
- Confira: Concurso Nacional Unificado – CNU
- Confira: Apostila CNU 2023 – Comum a Todos os Blocos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais bancas estão na disputa do CNU – concurso nacional unificado?
Sendo assim, uma seleção unificada dos concursos federais que estão autorizados será lançada em breve. É uma prova tipo ENEM!
uma importante confirmação é que o concurso terá uma banca organizadora contratada. E os trâmites para a contratação estão em andamento. Cinco bancas estão na disputa, sendo:
- Cebraspe;
- Fundação Getulio Vargas (FGV);
- Fundação Cesgranrio;
- Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades); e
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
As instituições tiveram até quinta-feira, 26 de outubro, para enviarem suas propostas para organização do concurso. Uma delas será escolhida em breve!
E a escolhida, lembrando, deverá ser a banca com o melhor valor e que apresentar as técnicas necessárias. A previsão aponta para escolha até 22 de novembro.
Urgente! Concurso Nacional Unificado: MGI alerta para tentativa de golpe!
Qual o perfil das bancas interessadas no CNU?
Portanto, é muito importante que o concurseiro conheça a banca responsável pela seleção, seus detalhes e segredos, para conseguir fazer uma boa prova e ser aprovado.
FGV – Fundação Getúlio Vargas
A banca FGV é considerada uma banca difícil de prever, pois suas provas costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante.
Ela é uma das principais bancas examinadoras do Brasil e é reconhecida especialmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB) e de área de Tribunais, Jurídica, Fiscal, Administrativa e Policial.
A FGV tem 73 anos de atuação no Ensino Superior, além de atuar em pesquisas e projetos (organização de concursos). No entanto, existem pontos vitais da banca, são eles:
- Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
- Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma ser reconhecida como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
- Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
- Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
- Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
- Prova discursiva: pode ser estruturada em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.
A Fundação Getúlio Vargas foi criada no dia 20/12/1944, quando o Brasil ainda estava iniciando os primeiros passos para o crescimento. A princípio, a instituição limitava-se a capacitar profissionais para a administração pública, mas devido à sua excelência, passou a atuar também nas áreas econômicas e das ciências sociais, além de se tornar referência em campos de pesquisa e informação.
Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!
Cebraspe
A banca Cebraspe costuma adotar um modelo de prova diferente das demais: as questões aparecem em formato de frases e precisam ser julgadas como certas ou erradas.
Além disso, cada erro cometido anula um acerto. Dessa forma, se o candidato acertar 75 questões e errar 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0.
Esse método adotado pelo CEBRASPE visa descartar a possibilidade de acerto ao acaso, ou seja, de que o candidato acerte a questão por meio de “chute”.
Entretanto, ainda existem alguns editais do Cebraspe que preveem provas objetivas com questões no formato múltipla escolha, contendo cinco alternativas. Fique atento!
O CEBRASPE pode, com folga, levar o título de maior realizador de concursos públicos do Brasil, e tem uma prova que demanda extrema concentração. Sendo assim, conheça algumas características:
- Divisão de disciplinas: o Cebraspe não costuma dividir o exame por quantidade de questões em cada disciplina. Portanto quando for fazer sua prova, você não saberá exatamente a quantidade de questões de Língua Portuguesa ou Direito. É sempre uma surpresa.
- Mistura de disciplinas: a questão 1 pode ser de Matemática, a 2 de Língua Portuguesa e a 3 de Língua Estrangeira, por exemplo. Nunca se sabe a ordem, nem as divisões.
- Prioridade pela teoria: a banca prioriza questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas de Exatas, como Contabilidade e Economia.
- Pegadinhas: um dos principais motivos do temor dos concurseiros são as pegadinhas, ou seja, questões fáceis de errar.
O Cebraspe, segundo consta em seu site, o “Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) funciona como uma Organização Social (OS) qualificada em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto Presidencial nº 8.078. Em 17 de março de 2014, o Centro assinou Contrato de Gestão com o Ministério da Educação (MEC) e com a instituição interveniente Fundação Universidade de Brasília (FUB).”
Fundação Cesgranrio
Portanto, a atuação da Cesgranrio em concursos públicos é tanto nacional quanto regional e já há 40 anos. É uma banca muito experiente.
Além disso, a banca é conhecida por formular provas de nível mediano, com questões mais curtas e objetivas, geralmente limitando-se a 3 linhas.
Ela usa ainda uma amplitude de cobrança de assuntos que costuma ser bem distribuída, abrangendo todo o edital. Já o peso de cada item costuma variar.
Além disso, a Fundação Cesgranrio também possui uma maneira particular de abordar algumas matérias básicas. Portanto, saiba mais sobre cada uma:
- Língua Portuguesa: a cobrança está mais focada na Intepretação de Texto e Gramática Normativa. Por isso, dê muita atenção às noções de acentuação, regência e pontuação.
- Matemática e Raciocínio Lógico: é comum que sejam apresentados gráficos, tabelas e outros recursos para acompanhar as questões. A cobrança para essas matérias pode ser um pouco mais elevada, especialmente devido aos recursos oferecidos.
- Língua Inglesa: É um grande diferencial da Fundação Cesgranrio. As provas costumam ser mais complexas do que a maioria das avaliações de concurso do segmento e requerem do candidato um maior conhecimento da Língua, pautado principalmente na compreensão e vocabulário.
- Informática: de modo geral, as questões de informática não são muito complexas e costuma abordar noções de internet, conceitos de segurança da informação e as principais ferramentas de trabalho digital em escritórios (como o pacote office).
- Disciplinas de Direito: a cobrança costuma ser direta e associada à letra da lei. Em casos mais raros, pode-se cobrar jurisprudência.
IADES
O Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento) se assemelha a bancas como o Cebraspe e a FGV, ou seja, tem um perfil oscilante, considerado difícil.
Isso porque, normalmente as questões variam muito e tendem a contextualizar itens com a realidade do cargo ofertado. É uma banca que coordena provas federais.
As questões costumam ser de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta considerada correta. Todas as questões possuem textos longos e complexos.
Assim, suas provas tradicionalmente voltadas para a área de atuação do cargo. A formulação padrão de provas pela Banca IADES é o modelo múltipla escolha, com 5 opções em cada item.
As matérias mais cobradas e com maior grau de dificuldade são Língua Portuguesa, que traz textos temáticos, e Raciocínio Lógico.
Outra característica é que, em português, a IADES usa textos longos, que privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.
Portanto, é comum você ver nesta banca a correção gramatical das reescrituras, acentuação e ortografia vigentes, período simples e composto e valores semânticos das preposições.
Ademais, a prova de informática costuma ter baixo grau de dificuldade, onde é cobrado conhecimentos básicos. Já para matérias do Direito, o principal ponto de cobrança ainda é a Lei Seca.
IBFC
A banca IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, conta com uma dificuldade média/alta, com questões que são formuladas por professores e doutores das mais diversas áreas.
Além disso, é conhecida por elaborar questões objetivas e diretas, de forma que geralmente não são encontradas pegadinhas ou questões polêmicas em seus enunciados.
A matéria mais cobrada pela banca é a de Língua Portuguesa, ou seja, é preciso estudar todos os pontos referentes a essa disciplina, visto que o IBFC é conhecido por cobrar tudo aquilo que propõe.
As questões costumam ter 4 alternativas, sendo apenas uma resposta considerada correta. Conheça as disciplinas mais cobradas! 👇🏽
- Língua Portuguesa
- Interpretação de Texto
- Morfossintaxe
- Análise Sintática
- Pontuação
- Acentuação
- Semântica
- Raciocínio Lógico
- Lógica Proposicional
- Probabilidade
- Análise Combinatória
- Lei de Morgan
- Tabelas Verdade
- Informática
- Internet
- Softwares de Escritório (Microsoft Office)
- Rede de Computadores
- Matemática
- Frações
- Conjuntos
- Porcentagens
- Sequências (de número, figuras e palavras)
- Legislação de Órgãos
- Lei Seca
- Definição de Termos
Banca IBFC: Tudo o que você precisa saber para gabaritar na prova!
Confira o que já está confirmado sobre o CNU
Como revelado, o edital deve ser publicado até dezembro de 2023. Ainda, a realização de prova segue prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024. Veja as previsões:
Segundo o MGI, a previsão é que sejam publicados 11 editais, sendo alguns para blocos temáticos e outros para os cargos de nível médio.
Ademais, a princípio, o CNU terá 6.640 vagas em oferta, que estarão distribuídas entre oito blocos temáticos. Veja, então, quais são:
- Administração e Finanças Públicas;
- Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
- Trabalho e Previdência;
- Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
- Nível intermediário.
Publicado regulamento com informações do certame. Confira!
Concurso Nacional Unificado 2023: o que é?
CNU tem 22 órgãos confirmados; veja quais!
Até o momento, 22 órgãos manifestaram interesse em aderir ao Concurso Nacional Unificado, com 6.640 vagas ofertadas, são eles:
- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): 895 vagas
- Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas): 502 vagas
- Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária): 742 vagas
- Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária): 440 vagas
- Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): 80 vagas
- MTE (Ministério do Trabalho e Emprego): 900 vagas
- Ministério da Saúde: 220 vagas
- AGU (Advocacia Geral da União): 400 vagas
- Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar): 40 vagas
- Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica): 40 vagas
- Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários): 30 vagas
- ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): 35 vagas
- MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços): 110 vagas
- MCTI em partes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação): 296 vagas
- MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública): 130 vagas
- MinC (Ministério da Cultura): 50 vagas
- MEC (Ministério da Educação): 70 vagas para ATPS
- MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania): 40 vagas
- MPI (Ministério dos Povos Indígenas): 30 vagas
- MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento): 60 vagas
- MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e as carreiras transversais: 1.480 vagas
- Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): 50 vagas
Ministério dos Direitos Humanos faz adesão ao CNU!
Previc: Órgão confirma participação no concurso nacional unificado. 40 vagas!
Confirmado a adesão do INEP no concurso nacional unificado. 50 vagas!
Como será a avaliação no CNU – Concurso Nacional Unificado?
Se você, então, está interessado nas vagas do concurso Nacional Unificado, deve começar os estudos para se sair bem e na frente dos candidatos.
Isso porque a seleção deve ser muito procurada. Segundo a previsão, os inscritos na seleção passarão por provas no dia 25 de fevereiro.
Então, a prova estaria dividida em dois momentos nesta mesma data e aplicadas simultaneamente em todas as capitais e cidades médias e grandes. Veja:
- 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem se divulgar até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
“Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco. A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado”, disse o MGI.
Concurso Nacional Unificado: o que estudar?
MGI divulga quais conteúdos podem ser cobrados na prova!
Além disso, a meta é realizar a prova em cerca de 180 cidades. Veja a divisão por região do país: