Salve, salve ENEMZEIRO, professor Heitor Ferreira na área, com mais um artigo do ENEM para vocês.
Como vocês estão?
Espero que bem, afinal as inscrições para o ENEM já irão começar, e quero todo mundo com SANGUE NO OLHO para esse Exame.
Estamos aqui novamente trazendo muito conteúdo para o ENEM, afinal, esse é o ano de vocês! FOCO NA APROVAÇÃO!
Bom, para começarmos, vamos fazer o seguinte, vou deixar aqui o link do primeiro artigo que escrevi e também para conhecer o material ENEM da Nova Concursos , lhe garanto que você não vai se arrepender. Não se esqueça, acesse ambos e retorne para cá, vai valer muito a pena.
Já que você resolveu ficar aqui comigo, vamos ao que interessa…
O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais importante da vida educacional de aluno, sem novidade para vocês, afinal, sei bem a pressão que estão passando.
Ao término do terceiro colegial todos os alunos do Brasil serão submetidos a uma avaliação de caráter nacional, onde prestam a prova concluintes dos terceiros anos e alunos já formados no Ensino Médio. Alunos do primeiro e segundo colegial, conhecidos como treineiros, também podem realizar a prova, que servirá para medir seus conhecimentos e adaptação ao estilo do exame, uma vez que sua nota não compete a inscrição no SISU (Sistema de Seleção Unificada).
FICA DICA!
Tem muito aluno estudando muito, então não podemos vacilar, bora conhecer o canal da Nova no YouTube !
Ainda é possível Certificado de Conclusão do Nível Médio com ENEM?
Atualmente, o ENEM não serve mais como validação/certificação do Ensino Médio. A partir do ano de 2017, os brasileiros que não concluíram o Ensino Médio não têm mais o direito de atingir sua formação com a realização do exame.
Meu Deus, e agora????
Fique calmo! É, simples.
Antes, os alunos que não tinham concluído o Ensino Médio, usavam o ENEM como modelo de conclusão, porém, a mudança ocorre da seguinte maneira: foi criado uma nova prova para esses alunos, chamada de Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos , logo esses alunos não prestam mais o ENEM, assim sendo, diminuiu um pouco o número de inscritos.
Agora vem a complicação!
Devido a retirada desses “alunos” do ENEM, o nível da prova acabou subindo um pouco (tem variações sobre a concepção de pouco e muito, mas não vem ao caso), e, desta forma, agora a totalidade dos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio , estão mais aptos para provas (ou, pelo menos deveriam) fazendo com que as Notas de corte tenham uma elevação.
Entendeu agora o porquê as notas tiveram uma elevação no último Sisu!?
Espero que sim…e aguardo você no próximo artigo e também no Canal do YouTube da Nova. Tem muito material massa sendo produzindo para vocês.
Agora, eu fui… Foco na missão e bora pra aula!
Professor: Heitor Ferreira
Instagram: @perguntaproheitor
YouTube: Pergunta pro Heitor