Olá, concurseiros! O tempo está corrido para você? Já fiz um texto sobre como estudar trabalhando, mas alguns ainda me perguntam mais detalhadamente sobre como conciliar trabalho e estudos!
Há alguns erros muito comuns entre quem trabalha e almeja tornar-se concurseiro:
– Acreditar que precisará estudar menos ou mais que o necessário;
– Acreditar que terá menos ou mais tempo para estudar que o necessário;
– Acreditar que será mais barato ou caro para estudar que a realidade.
Quem trabalha deve ter um profundo desejo e garra para ser concurseiro, pois muitas são as dificuldades. Infelizmente, pouca gente trata desse assunto com a honestidade necessária. Pior, muita gente nem sabe como fazer um levantamento do tempo que terá disponíveis para estudar.
Estudar para concursos públicos em termos prático requer, basicamente, dois ingredientes: Blocos de tempo livre e local adequado;
Blocos de tempo livre não são a mesma coisa que “um tempinho aqui, uns minutinhos aculá”. Estudar para concursos públicos exige, pelo menos no início, que a pessoa estude diariamente nos mesmos horários e por períodos semelhantes diariamente, a fim de se criar uma disciplina de estudos.
Local adequado para estudos requer uma mesa e cadeira minimamente confortáveis, iluminação adequada para a leitura, um nível mínimo de silêncio e circulação de ar. Dentro do ônibus ou carro, no banco da praça ou na esteira da academia não é local adequado de estudos, apesar de também poderem ser utilizados para estudar, porém de forma um poco diferente.
Quer estudar para concursos públicos? Então responda siga a receita de bolo abaixo.
1 – Monte um quadro ou planilha de 7 x 2 nomeando os dias da semana nas colunas e “manhã, tarde, noite” nas linhas;
2 – Reveja sua rotina diária nos dias da semana e finais de semana e defina quantas horas você poderá estudar poderá dedicar aos estudos em cada período;
Agora, não adianta nada fazer isso sem uma dose cavalar de HONESTIDADE. Sem isso, meus amigos, o concurseiro apenas se enganará, algo que cobrará uma conta alta no futuro próximo. Se a pessoa subestimar o tempo que terá para estudar, estudará menos que o possível e isso é desperdício. Se superestimar, não conseguirá cumprir o planejamento de estudos e isso resultará em frustração.
Prontos para colocar a mão na massa? Então, bons estudos!
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br
Gostou? Não deixe de votar abaixo!