Olá, meus queridos! Estudar atualidades é um desafio. Não pela complexidade da matéria, mas pela forma de estudar. Hoje vamos traçar algumas dicas e indicar alguns sites que poderão ajudar e muito nessa tarefa, que pode passar rapidamente de desafio para lazer.
Alguns bons concursos ainda abordam o tema atualidades. Mas como estudar esta matéria tão ampla?
Quando olhamos um edital como o de analista do seguro social do INSS por exemplo :
“Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas“
É fácil concluir que é muito abrangente.
Neste caso, pelo menos temos uma pista que se trata de assuntos relativamente mais recentes. Mas recentes o quanto? Esse é o problema. Temos que ficar sempre bem informados e transformar o hábito de ler notícias em algo agradável.
Para pessoas como eu, que gostam de ficar bem informados, isso se tornou uma questão de lazer que posso incluir nos meus intervalos de estudo.
Caso você não se enquadre nesta situação, terá que encaixar no seu plano de estudos até que se torne um hábito. Afinal de contas, é esse o perfil que a banca está buscando.
Onde devo buscar estas informações? Existem, na internet, vários sites que poderão ser utilizados no seu dia-a-dia, como por exemplo:
www.g1.com.br
www.estadao.com.br
www.correioweb.com.br
Você deve escolher um deles e ler com frequência ou assinar a newsletter.
Outra dica interessante é o portal vestibular UOL, onde você poderá ver um resumo das principais notícias da semana:
http://vestibular.uol.com.br/atualidades/
Há também o acervo da revista Veja com todas as edições desde de 1968:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
Mas se você é mais fã da midia impressa, poderá ler revistas semanais comoa Isto é ou Carta Capital.
Caso esteja no grupo que só se tocou agora da importância de acompanhar os noticiários, compre o Guia de Atualidades Abril Vestibular, que é publicado de 6 em 6 meses. Ou você também achará nas bibliotecas públicas edições de revistas e almanaques com retrospectivas dos fatos mais importantes do ano.
Por fim, é bom lembrar que seu olhar de concurseiro é diferente. É importante que façamos três leituras:
– Uma exploratória do texto (leia sem grandes pretensões aqui, apenas travando contato inicial com o tema e tendo uma idéia geral do assunto);
– Uma leitura analítica (procurando as causas e conseqüências das informações apresentadas; marque os trechos mais importantes)
– Uma releitura dos dos textos (resumos) em um dia pré-programado da semana, pois os neurocientistas nos alertam de que a memória tende a descartar tudo o que não é utilizado. E não se esqueça dos exercícios de revisão.
Bons estudos e bom feriado, guerreiros!
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br
Gostou? Não deixe de votar abaixo!