A ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) é uma modalidade de patrulhamento da Polícia Militar de São Paulo, criada em 1970, instalada na sede do 1º Batalhão de Policiamento de Choque e funciona como uma central de comunicações para apoiar viaturas em serviço.
Os integrantes da ROTA, são denominados “Boinas Negras” e são norteados pelo lema “Dignidade acima de tudo”. Eles trabalham dia e noite para combater roubo à bancos e veículos, sequestros, homicídios, ações terroristas dentre outros crimes de natureza violenta.
Os policiais recebem tal denominação como forma de caracterização. Para eles, isso é símbolo de grandeza.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Nesse sentido, muitos ficam em dúvida sobre como funciona e quais os requisitos para entrar na ROTA. Vem com a gente que respondemos essa pergunta! ?
Índice
- Confira: Curso Online Completo PM SP Soldado
- Confira: Livro de Questões Comentadas PM SP
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como entrar na ROTA?
O primeiro passo para entrar na ROTA é prestar um concurso para a PM, pois é preciso ser um Policial Militar.
Após conquistar a aprovação, é preciso ingressar na Academia de Barro Branco, ou frequentar o Curso de Formação. Somente após a conclusão em algum dos cursos é possível ser transferido para o 1º Batalhão de Policiamento de Choque e se tornar um Boina Negra.
Apesar de ser possível, não é comum que a transferência ocorra após a conclusão do curso. O caminho mais comum é via Relação de Prioridade de Transferência (RPT), onde o policial solicita inclusão por meio de um documento.
Assim que uma vaga surge, a Diretoria de Pessoal atende os primeiros da lista, conforme forem surgindo vagas.
Não existe um tempo específico para conseguir a transferência, mas costuma demorar.
Autorização de novo concurso PM SP em análise!
A Polícia Militar do Estado de São Paulo encaminhou ao governo do estado um pedido para realização de um novo concurso PM SP para abertura de mais de 5.400 vagas para o cargo de Soldado.
A solicitação está em análise e a expectativa é que em breve seja autorizada pelo governador Tarcísio de Freitas.
De acordo com o chefe da Seção de Estudo e Pesquisa de Pessoal da corporação, capitão Obrien Teixeira, o pedido foi realizado em 2022 e a previsão é que sejam publicados dois editais em 2023 com oferta de 2.700 vagas em cada.
A expectativa para a publicação desses editais é enorme, visto que o órgão conta com o menor número de soldados do século.
Em dezembro de 2022 a PM contava com um total de 80.137 soldados, isso indica uma redução de 10 mil servidores, considerando o levantamento de 2016 que chegou a quase 100 mil colaboradores.
“Nós estamos passando e vamos passar pela maior crise de efetivo. A PM de São Paulo, que já chegou a ter quase 100 mil homens, vai chegar a 80 mil, sendo que a população não parou de crescer. Pelo contrário, aumentou demasiadamente”, disse o novo secretário de segurança pública, Guilherme Derrite.
Vale mencionar que a corporação tem encontrado dificuldade para preencher todas as vagas oferecidas em seus concursos. Na seleção realizada em 2021, das 2.700 vagas inicialmente oferecidas, somente 1.348 efetivamente ingressaram.
Quais os requisitos para prestar o concurso PM SP?
São requisitos básicos:
- Ser brasileiro;
- Idade mínima de 17 (dezessete) anos e máxima de 30 (trinta) anos;
- Possuir estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros) para mulheres e 160 cm (cento e sessenta centímetros) para homens.
- Não possuir tatuagem que divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar, faça alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, pregue violência, criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo e origem;
- Possuir higidez física e mental;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e militares, se do sexo masculino;
- Ensino médio completo;
- Habilitação para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”;
- Boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas;
- Não ter sido nos últimos 5 (cinco) anos na forma da legislação vigente responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção;
- Não ter sido condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.