O edital do concurso Polícia Penal MG foi publicado, e veio com a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, entre homens e mulheres. Mas, você sabe o que é preciso para ingressar na carreira? Confira!
- Confira: Curso Grátis Polícia Penal MG
O que é preciso para ser um Policial Penal em Minas Gerais?
A carreira de Policial Penal em Minas Gerais foi criada em 2019, substituindo a carreira de Agente Penitenciário. E este será o primeiro edital com a mudança, o que pode trazer algumas alterações.
Índice
- Adquira: Apostila completa Polícia Penal MG
- Adquira: Curso online completo Polícia Penal MG
Fora isso, os candidatos devem se atentar aos requisitos básicos para concorrer à uma vaga, que são:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ter nacionalidade portuguesa;
- Gozar dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se do sexo masculino);
- Ter no mínimo 18 anos na data de contratação;
- Possuir comprovante de conclusão do ensino médio;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Não possuir acúmulo de cargos na forma da legislação vigente;
- Atender dos as exigências estabelecidas no edital do concurso Polícia Penal MG.
Concurso Polícia Penal MG: edital neste mês de agosto
Conforme anunciado pelo Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Rogério Greco, o edital enfim foi publicado e trouxe as tão aguardadas 2.420 vagas.
A distribuição das vagas é a seguinte: 1.944 serão para homens e 476 vagas para mulheres.
Vale destacar ainda que haverá 242 oportunidades reservadas para pessoas com deficiência.
Quanto ganha um Policial Penal em Minas Gerais?
A carreira de Policial Penal no estado de Minas Gerais tem como salário inicial o valor de R$ 4.631,25.
A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais; os Agentes Socioeducativos recebem esse mesmo valor citado acima.
Benefícios e vantagens
O candidato que for aprovado ainda contará com direito a outras vantagens e benefícios, todos previstos em Lei. Entre eles, são:
- Alimentação no local de trabalho, para os servidores que possuem exercício nas Unidades Prisionais e Socioeducativas (portanto não recebem auxílio-alimentação);
- Auxílio fardamento, apenas para as carreiras de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal e Agente de Segurança Socioeducativo;
- ADE (Adicional de Desempenho), vantagem paga mensalmente, vinculada aos resultados das avaliações de desempenho individual e institucional, com valor determinado a cada ano.
Além disso, há direito a férias, licenças e afastamentos, efetivação e estabilidade, como também previsto em Lei.
Existe ainda a possibilidade de acúmulo de cargos, apenas para o cargo de Assistente Executivo de Defesa Social. Policial Penal não pode ter acúmulos.
Quais são as etapas do concurso Polícia Penal MG?
Os inscritos no concurso serão avaliados por meio de cinco etapas de seleção, sendo Provas Objetivas e Redação; Aptidão Psicológica e Psicotécnica; Exames Médicos; Prova de Condicionamento Físico; e Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.
Além destes, os aprovados em todas serão ainda submetidos à um Curso de Formação, que será realizado em Belo Horizonte. Durante o período, o contratado receberá bolsa de 50% do valor do salário de um efetivo.
A primeira etapa é avalização por provas objetivas e de redação. Compostas por 60 questões de múltipla escolha, com alternativas entre A e D, as provas objetivas serão aplicadas com várias disciplinas.
Para ser classificado, o candidato deverá atingir, no mínimo, 60% do total de pontos na prova objetiva e, no mínimo, 40% em cada disciplina.
Saiba o que estudar para Polícia Penal MG, clicando aqui. Tem TAF para Polícia Penal MG? Confira! Saiba como estudar Língua Portuguesa, clicando aqui.
Concurso Polícia Penal MG: onde as provas serão aplicadas?
As provas acontecerão em Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.