Confira uma questão de segurança para estudo do concurso da Câmara dos deputados 2014.
(Inspetor de Polícia Legislativo – Policial Legislativo – Câmara de Legislativa/DF – 2006 – CESPE) O incêndio ocorre onde a prevenção falha. Essa afirmação expressa claramente à importância da prevenção para se evitarem incêndios. Acerca de incêndios, sua prevenção e combate, julgue o item a seguir.
Os incêndios da classe B são aqueles que acontecem em ligas metálicas que, pela própria queima, produzem alimento para as chamas.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!A) CERTO
Índice
B) ERRADO
Resposta: Alternativa B.
Comentário: Quase todos os materiais são combustíveis; no entanto, devido à diferença na sua composição, queimam de formas diferentes e exigem maneiras diversas de extinção do fogo. Convencionou-se dividir os incêndios em quatro classes.
“Classe A” – Aparas de Papel e Madeira: Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha;
“Classe B” – Líquidos Inflamáveis: Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis (querosene, gasolina, óleos, tintas), graxas e gases combustíveis;
“Classe C” – Equipamentos Elétricos: Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.
“Classe D” – Metais Combustíveis: Classe de incêndio, que tem como os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio. Desta forma, o item acima encontra-se errado, tendo em vista que a Classe B se refere aos Líquidos Inflamáveis.
(FCC – 2012 – TRF – 2ª REGIÃO – Técnico Judiciário – Segurança e Transporte) Em relação ao planejamento de segurança nas instalações, considere:
I. Deve ser participativo e exige o comprometimento de todos os segmentos e níveis da empresa, do planejamento à execução, e não apenas do segmento responsável pela segurança.
II. Deve ser fracionado em níveis de acesso à informação, compatíveis com o grau de envolvimento que se pretenda fornecer a cada segmento da empresa.
III. Para implantação, não deve ser dividido em módulos ou fases, o que permitiria ações de resistência a mudanças ou sabotagens.
É correto o que consta APENAS em
(A) II e III.
(B) I e II.
(C) I.
(D) II.
(E) I e III.
Resposta: Alternativa B.
Comentário: As afirmativas corretas são apenas aquelas que consta nos itens I e II, o que se afirma no item III e justamente o contrário do que deve ser observado para a implantação do planejamento de segurança em instalações, haja vista que a implantação dividida em módulos ou fases evita ações de resistência a mudanças ou sabotagens. Mudanças repentinas e radicais estão fadadas ao fracasso.