Concurseiros querem saber sobre o edital do concurso PM PE, que pode ser publicado em breve, ainda em 2022. Ademais, foi autorizada a oferta de 2,5 mil vagas para as carreiras de Praça e Oficial. Entenda!
- Confira: Apostila PM-PE 2022 – Soldado
- Confira: Curso Completo PM-PE – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil aprovados! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso PM PE: edital vai sair ainda este ano?
Ao que tudo indica, sim! A previsão é que um novo concurso para a Polícia Militar do Estado de Pernambuco saia ainda em 2022.
Vale destacar, então, que a autorização foi dada ainda em setembro deste ano, pelo governador Paulo Câmara.
Assim, ele anunciou 2.580 vagas, chances estas que serão distribuídas entre os seguintes cargos:
- Soldados (Praças): 2.400 vagas;
- Oficiais: 180 vagas.
Além disso, a deputada e delegada de Pernambuco, Gleide Ângelo, também divulgou que o edital está previsto para o 2° semestre deste ano.
“Hoje tive reunião com o Governador sobre as seguintes pautas: Concurso Público da Segurança Pública; Aumento de idade para PM e Bombeiro; Tempo das Forças Armadas como função policial. Assista o vídeo e veja o resultado da reunião. Continuamos lutando por uma segurança pública fortalecida em Pernambuco”, escreveu ela nas redes sociais.
Escolha da banca está em andamento
Ademais, a escolha da banca organizadora já foi iniciada e as bancas já enviaram propostas para a organização da seleção.
Entre as empresas que estão na disputa, aparecem o Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Pernambuco (UPENET).
No momento, a Secretaria de Defesa Social está analisando as propostas e o termo de referência, que funciona como espelho para o edital.
Além disso, importante destacar que a escolha da banca será por dispensa de licitação, que reduz o prazo para os trâmites burocráticos.
Ademais, a empresa contratada será responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, e seguir o concurso.
Novo requisito de idade
Os próximos certames PM PE contarão com um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada e publicada a Lei Complementar nº 498/2022 , que institui idade máxima de 30 anos para ingresso na carreira militar do estado.
Em contrapartida, para a carreira de Oficial Médico, o limite de idade será de 35 anos. A medida se deu pelo governador Paulo Câmara.
“É inegável que a evolução da medicina, o aumento da qualidade e expectativa de vida e a melhoria da saúde em geral permitem a revisão das faixas etárias, visando ampliar o espectro de pessoas plenamente aptas ao exercício de funções na polícia militar e no Corpo de Bombeiros Militar”, -justificou.
Concurso PM PE: cargos vagos estão aumentando
De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, um novo concurso é urgente, uma vez que a carência de servidores é enorme.
Assim, no total são 10.950 vagas disponíveis. Do total de 27.672 servidores que deveriam estar trabalhando, somente 16.722 estão ativos.
Sendo assim, a ideia é que os aprovados no concurso PM PE preencham essas vagas em aberto.
Como foi o último concurso PM PE?
Em meio às novidades, para uma preparação antecipada o candidato deve usar como base o último edital do concurso da PM de Pernambuco.
Desta forma, cabe destacar que o último foi realizado em 2018, quando foram ofertadas 560 oportunidades, sendo 500 para Soldados e 60 para Oficiais.
O certame ficou sob responsabilidade da IAUPE/UPE (Instituição de Apoio à Universidade de Pernambuco).
Além disso, vale frisar que na época era necessário que os concurseiros possuíssem entre 18 e 28 anos no momento da inscrição.
Ademais, para o cargo de Soldado foi exigido o nível médio, enquanto que, para Oficial, era necessário o nível superior.
É igualmente importante mencionar que foi requerido que os candidatos possuíssem, também, altura mínima de 1,65 m para homens e de 1,60 m para mulheres, além de habilitação para a condução de veículos automotores na categoria “B”, pelo menos.
Ademais, os aprovados no concurso público e contratados pela Corporação contaram com salários de R$ 2.819,88 para Soldado e R$ 8.576,58 para Oficial.
Requisitos básicos
Confira os requisitos básicos exigidos para a investidura nos cargos:
- Ter a nacionalidade brasileira, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal;
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Estar em gozo de seus direitos civis e políticos;
- Ter conduta civil compatível com o cargo policial militar, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social; e
- Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.