Muito se ouve falar sobre cadastro reserva (CR) em concursos públicos, principalmente se você for concurseiro. Mas a grande dúvida é: vale a pena prestar concurso nesse caso? A resposta é sim!
O cadastro reserva funciona como uma lista de espera, onde você aguarda a liberação de novas vagas que podem surgir ao longo do prazo de validade do concurso que normalmente é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Resumindo, é formado pelos candidatos aprovados além do número de vagas ofertadas, tendo como objetivo preencher as vagas que ficarem vagas devido a aposentadorias, exonerações, entre outras.
O número de concursos com formação de cadastro reserva começou a crescer a partir do momento em que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que todos os aprovados dentro do número de vagas previstas tem direito a nomeação.
Antes disso, se um concurso oferecia 50 vagas, poderiam ser nomeados menos de 50 pessoas. Atualmente, se um concurso oferta 50 vagas, os 50 aprovados tem direito a nomeação, do contrário podem recorrer a Justiça.
Dessa forma, a Administração Pública tem lançado cada vez mais editais com poucas vagas imediatas e formação de cadastro reserva ou apenas com formação de cadastro reserva. Isso evita compromentimento.
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Mas e aí, vale a pena prestar concurso em CR?
A resposta é sim, pois as chances de ser nomeado são reais!
Como explicado anteriormente, realizar concursos com oportunidades de cadastro reserva é vantajoso para a Administração Pública porque eles não precisam se comprometer e ficam “protegidos” devido a lei que exige nomeação das vagas imediatas ofertadas.
Além disso, permite uma economia, visto que o custo para realizar um concurso é alto e se existe um cadastro reserva com aprovados, além da contratação ser rápida, evita gastos.
Apesar de tudo, não significa que não existem cargos vagos quando o edital é publicado com poucas vagas, ou seja, você pode sim, ser convocado!
Em 2012, o TRF 2 realizou concurso apenas para formação de cadastro reserva, no entanto, 1.032 aprovados foram nomeados durante a validade da seleção e esse é só UM exemplo.
Outra vantagem de prestar concurso para cadastro reserva é que novas vagas podem surgir durante o período de validade da seleção.
Além disso, participar de concursos é essencial para treinar e adquirir conhecimento para futuras aprovações mesmo que você não seja convocado. Quanto mais você treina, mais chances de ser aprovado no futuro!
Vou ser nomeado?
Infelizmente, não há garantia que o candidato aprovado seja nomeado.
Quando falamos em cadastro reserva, existe apenas a expectativa de convocação. Dessa forma, caso você seja aprovado nesse caso, não deixe de fazer outros concursos.
Apesar de não ter obrigação de contratar, órgãos como o Tribunais, Polícias e Ministério Público costumam nomear os aprovados, ou seja, quando concursos para esses órgãos forem abertos, pode confiar!