14° Carta Aberta Aos Assinantes: como se preparar melhor no pós-edital

Você está estudando para concursos há pouco tempo e de repente é publicado o edital do seu concurso. Claro, momento ideal para bater aquele desespero e acelerar o coração. Apesar de sabermos que a melhor forma é estudar com bastante antecedência ao edital para que quando ele fosse publicado, você já estaria preparado e focaria mais em questões e revisões, mas sabemos que essa não é a realidade da maioria dos concurseiros.

Portanto, estamos com vários concursos em 2022 em andamento e em 2023 esse número deve ser maior ainda. Imagine que você está começando do zero ou estudou pequena parte do conteúdo e o edital é publicado nesse momento, o que fazer?

Primeiro vamos fazer uma análise básica

A maioria dos editais são publicados com média de 2 a 3 meses até a data da prova. Isso já mostra que o tempo é curto. Vamos considerar 2 meses e 15 dias. São 75 dias para uma preparação. Considerando que você tem outras atividades inadiáveis, como trabalho e família, o tempo de estudo médio do concurseiro gira em torno de 2 a 3 horas por dia.

A conta não fecha, pois imagine que o curso preparatório ofereça 200 a 250 horas de videoaulas para a maioria dos concursos. Logo, se você estudar 65 dias dos 75, considerando 3 horas por dia, você estudará 195 horas, sem contar que tem as revisões, simulados e demais questões que estarão presentes na preparação.

Portanto, chegamos a uma conclusão: será impossível fechar todo o edital. Claro, considerando que você está começando do zero ou tinha estudado pouco conteúdo quando o edital foi publicado.

Mas calma, isso não é necessariamente desesperador. Temos um histórico com inúmeros concurseiros que foram aprovados no pós-edital. Mas mais uma vez, essa não é a regra. A boa notícia é que são pouquíssimos os candidatos que concluem todo o edital COM QUALIDADE. Com qualidade significa com as revisões bem feitas e em dia e com índices de questões acima de 80% nas disciplinas.

Logo chegamos à conclusão da estratégia que deverá ser seguida: focar nos conteúdos mais cobrados de todas as disciplinas sem aprofundar muito, mas sem ser muito superficial também, de forma que você consiga estudar uma boa quantidade de conteúdos, aqueles mais cobrados pela sua banca e com qualidade.

Sim, é melhor estudar 70% dos assuntos mais cobrados no edital com qualidade do que 95% dos assuntos sem ter realizado questões suficientes, revisões, simulados, dentre outros. Pode ter certeza que seu índice será melhor.

Desta forma, é importante que o candidato conheça quais são esses assuntos mais cobrados. Na Nova Concursos os planos de estudos para concursos com editais publicados são colocados em ordem de prioridade das disciplinas e de assuntos cobrados e o candidato poderá consultar o Mapa da Prova para verificar as porcentagens dos assuntos cobrados.