O dicionário Priberam define mentoria como a relação entre o mentor e a pessoa guiada ou aconselhada por ele.
A forma mais simples para definir mentoria é quando uma pessoa mais experiente auxilia a pessoa menos experiente a atingir os seus objetivos em um curto espaço de tempo. É muito importante que ambos se conheçam ao longo do processo para melhor entender as dificuldades do mentorado.
É fato que uma mentoria de qualidade precisa de duas características concomitantemente:
1- Mentor mais experiente e que tenha didática para transmitir seus conhecimentos e valores
2- Mentorado (aluno da mentoria) que coloque em prática os pontos discutidos na mentoria
Mas, como saber se de fato você precisa de mentoria para concursos?
Se você procrastina muito por não saber quais disciplinas estudar, onde encontrá-las, quantas questões realizar, quando fazer suas revisões, entre outras coisas, sua resposta pode ser que a mentoria irá ajudar muito a aproveitar melhor o seu tempo. Inclusive a mentoria poderá auxiliar mesmo quando o concurseiro passa por problemas familiares, psicológicos e não apenas com dificuldades na evolução daquela ou desta disciplina.
O objetivo do mentor não é fornecer materiais de estudos, mas guiar o concurseiro a encontrar o caminho mais fácil para chegar até a aprovação. Como? Ajudando a avaliar o desempenho, avaliar criticamente os materiais, compreender disciplinas “que são pedras no sapato”, organizar o planejamento e tempo e muito mais.
Não há um plano que servirá para todos os mentorados, pois cada pessoa é única e possui dificuldades particulares. Portanto, em uma mentoria coletiva, o mentor irá auxiliar o grupo a conhecer suas dificuldades e como enfrentá-las. Em uma mentoria individual será possível o mentor avaliar com mais detalhes as dificuldades do mentorado e analisar a progressão temporalmente.
É importante entender que a mentoria é um processo e não algo pontual, pois a avaliação do desempenho e evolução do mentorado ocorre ao longo dos encontros.
Assim, espera-se que o candidato atinja um nível que não dependa mais da mentoria, pois o próprio concurseiro terá subsídios e respostas para vencer suas dificuldades. Por isso, mentoria não é para sempre. Como disse, é um processo. É um catalisador na sua aprovação.