Nos dias atuais, aguardar o concurso desejado na região que você mora pode levar anos e em alguns casos até décadas. Por isso, cada vez mais, os candidatos têm se preparado para mais de um concurso ao mesmo tempo. Mas a pergunta é: faz sentido estudar ao mesmo tempo para mais de um concurso? Então, vamos à resposta.
Vamos começar a resposta mostrando que o candidato inicialmente deve escolher a área de atuação que quer seguir. Já está cada vez mais concorrido passar em concursos, imagine se preparando para mais de uma área com várias disciplinas diferentes e perfis de cobranças sem qualquer conexão. Muitas vezes isso resulta em perda de tempo e a aprovação acaba se distanciando. Por isso, o ideal é que o concurseiro decida primeiro qual é a área que ele deseja seguir: Policial, Administrativa, Tribunais, Jurídica, dentre outras.
A partir dessa escolha, podemos perceber que na área escolhida existem disciplinas que são comuns em vários concursos. Isso quer dizer que, sem prejudicar o meu projeto principal, eu consigo me preparar também para outras concursos NA MESMA ÁREA com qualidade.
Mas, para isso a estratégia inicial é: estudar primeiro as disciplinas que são cobradas em quase todos os concursos daquela área. Por exemplo: Língua Portuguesa, informática e Direito Constitucional são cobrados em mais de 85% dos concursos de carreiras policiais e Arquivologia em menos de 15%.
Índice
Inicie por aquelas 3 que são cobradas com mais frequência e após estudar 7 ou 8 disciplinas que são frequentemente cobradas nestes concursos. Você estará apto a prestar qualquer concurso na área, acrescentando novas disciplinas daquele concurso específico e revisando aquelas já estudadas.
Quando devo começar a estudar para o concurso X ou Y?
Aí o jeito é estar sempre acompanhando as notícias aqui no site da NOVA sobre os concursos que estão iminentes e aqueles que estão sem previsão para que você possa conhecer o que foi cobrado nas últimas provas e as tendências dos próximos certames, para que assim, você fique cada vez mais preparado e possa ser aprovado nos concursos de carreiras policiais, estudando inicialmente as disciplinas comuns à maioria das carreiras e por fim as mais específicas.