Atualmente as pessoas estão com suas vidas cada vez mais aceleradas. Um almoço mais rápido, mastigando menos. Fazer ligações andando para ganhar tempo. Dormir menos para conseguir cumprir as metas diárias. Escovar os dentes e calçar os sapatos ao mesmo tempo. E com isso os cabelos brancos vão aparecendo e as pessoas estão cada vez mais estressadas, pois estão mais sobrecarregadas e administram cada vez pior o seu tempo.
Entrando nesta última parte, administrar o tempo, é algo que não paramos muito para pensar.
Parece que vamos vivendo dia após dia simplesmente “deixando as coisas correrem” no curso natural delas, mas esquecemos que são nossas decisões que tomamos que darão uma direção para nossa vida.
No mundo dos concursos, se fôssemos tirar todas as pessoas que possuem algum tipo de “problema”, estresse, inúmeras atividades diárias para fazer, não sobraria um só concurseiro neste mundo.
Portanto, se a vida das pessoas estão cada vez mais corridas, o que pode ser feito para aproveitar melhor o tempo e garantir uma aprovação no concurso sem perder qualidade de vida?
Índice
A resposta é: administrar melhor o tempo, parece simples não é!? Não, não é. Estamos falando que você não largará o emprego e não deixará de ganhar aqueles fios de cabelo branco, mas incluirá de forma organizada uma rotina de estudos.
Um dos maiores erros dos estudantes nesta etapa é: deixar para estudar na hora que deveria descansar. O rendimento que nunca é 100%, neste caso vai ser abaixo de 50%. Quando você estuda com a mente “fresca”, descansada, o rendimento varia em torno de 80%. Portanto, estamos falando em outras palavras que você jogará tempo fora se estudar nos momentos que está cansado e sobrecarregado, visto que irá render pouco e terá que estudar o mesmo conteúdo novamente em outro dia.
Logo, entendemos agora que devemos organizar melhor nosso tempo e estudar nos momentos que estamos descansados, além disso, um momento que estamos ausentes de distrações ou com menor número possível de distrações. Qual horário é esse na sua rotina? Para mais de 90% das pessoas será no momento que elas acordam. Isso faz todo sentido, quando você acorda você está descansado e livre de distrações.
Daí surge uma dúvida: professor, então devo dormir menos para acordar mais cedo? Óbvio que não, o rendimento também depende de uma ótima noite de sono. O ideal é que você durma o mesmo tanto, no entanto, busque ir dormir mais cedo para acordar mais cedo e estudar uma hora ou duas horas antes de entrar para o trabalho.
Calma, vai demorar para pegar “no tranco”. Mas isso vai acontecer. O começo é sempre mais difícil. Dessa forma, você estabelecerá uma rotina de estudos com rendimento no seu topo e irá acelerar sua aprovação.