Concursos PM BA e Bombeiros BA: novos editais autorizados para Saúde!

Autorizado o novo concurso PM BA e Bombeiros BA. Serão ofertadas 40 vagas para médicos e dentistas.

Veículo da Polícia Militar da Bahia
Governo autoriza concursos PM BA e Bombeiros BA na área da saúde

Novos concursos PM BA e Bombeiros BA foram autorizados na última quarta-feira, dia 22 de janeiro, pelo governador do Estado do Bahia, Jerônimo Rodrigues. A autorização aconteceu durante uma cerimônia no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Serão ofertadas 40 vagas imediatas para oficiais de Saúde, especificamente para médicos e odontógologos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, com formação em nível superior na respectiva área.

Agora, as corporações estarão habilitadas a prosseguir com os preparativos para a divulgação dos editais. O próximo passo será a definição da comissão e a escolha da banca organizadora.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Ficou interessado e quer saber todos os detalhes do concurso PM BA e Bombeiros BA? Fique com a gente e não perca as novidades!

Anúncio oficial: concurso PM BA e Bombeiros BA!

O fortalecimento da segurança pública continua sendo uma prioridade para o Estado da Bahia. Conforme divulgado em suas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou novos editais para oficiais da saúde. Acompanhe:

Comunicado oficial realizado pelo Governador da Bahia acerca de novas contratações, convocações e abertura de concurso PM BA.

Na mesma cerimônia o governador sancionou uma nova lei que gera 2.397 novos cargos para a Polícia Civil do Estado. Serão criadas 500 vagas para o quadro de delegados, 437 para o cargo de escrivão e 1.460 para investigadores da PC BA.

Ademais, serão convocados 512 policiais militares e outros 23 bombeiros da reserva com o objetivo de aumentar a capacidade operacional da Segurança Pública do Estado da Bahia através de novos decretos assinados.

“Essas medidas são estratégicas para garantir mais segurança e efetividade nas ações de combate à criminalidade. Com o aumento no efetivo, asseguramos uma presença mais forte do estado onde mais se precisa”, defendeu o governador.

PM BA e Bombeiros BA: cargos e remuneração

Embora os atuais salários não tenham sido divulgados, o último edital publicado para oficiais na área da saúde da PM BA contemplou os aprovados com salário inicial R$ 5.682,28.

Vale lembrar que além do soldo, podem ser acrescidas outras vantagens na remuneração dos oficiais como, por exemplo, a Gratificação de Atividade Policial Militar na Referência III, hipótese em que fez a remuneração inicial dos últimos aprovados atingir o montante de R$ 7.164,19.

No concurso PM BA e Corpo de Bombeiros BA, a distribuição de vagas será feita da seguinte forma:

  • odontologista –  12 vagas, sendo 4 na PM BA e 8 no Corpo de Bombeiros
  • médico – 28 vagas, sendo 12 na PM BA e 16 no Corpo de bombeiros

Ambos os cargos exigem o nível superior na respectiva área (Medicina ou Odontologia), além do registro no Conselho de Classe.

Concurseiro, já pensou em iniciar a sua preparação e alavancar os seus estudos? O plano de carreira e o salário são atraentes. Saia na frente e comece já!!!

Como foram as provas do último concurso para saúde da PM BA?

Em 2019, foi realizado o último concurso para oficiais na área da saúde da PM BA. Foram ofertadas 17 novas vagas para os cargos de odontologistass e médicos, distribuídas da seguinte maneira:

Para odontólogos:

  • cirurgião dentista – 3 vagas
  • implantodontia – 1 vaga
  • periodontia –  1 vaga
  • prótese dentária – 1 vaga

Para médicos:

  • cardiologia – 2 vagas
  • ortopedia – 2 vagas
  • psiquiatria – 4 vagas
  • formação geral – 3 vagas

As oportunidades foram distribuídas entre quatro regiões, sendo elas: Barreiras, Salvador, Itabuna e Juazeiro.

Na ocasião, a banca organizadora definida para a realização do certame foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva composta por 80 questões nas áreas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, e a avaliação dissertativa possuiu duas questões relacionadas a conhecimentos específicos, conforme indicado no edital. O certame também contou com a etapa de provas e títulos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social.