- Página Inicial
- Concurso Câmara de Natal: Banca definida. 57 vagas!
O concurso da Câmara de Natal está se aproximando!
A banca organizadora da seleção já foi definida: a FUNCERN será a responsável pelo certame.
Se interessa pela oportunidade? Então, continue nesta página, navegue pelo índice abaixo e fique por dentro de todos os detalhes!
A Câmara Municipal de Natal, capital do Rio Grande do Norte , poderá ter edital publicado em breve!
Isto porque a banca organizadora da nova seleção já está definida: a FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte) será a responsável pelo certame.
A informação foi oficializada via dispensa de licitação publicada no Diário Oficial. Confira o documento:
A expectativa é de que o certame oferte 57 vagas imediatas mais oportunidades de formação de CR para os cargos de Guarda, Técnico e Assistente Legislativo. Será exigido dos candidatos nível médio ou superior de escolaridade, a depender da carreira.
A diretora-geral da Câmara Municipal, Iracy Gois, forneceu alguns detalhes acerca das necessidades da Casa e das áreas que podem ser contempladas pela próxima seleção.
“Será o primeiro concurso para o quadro geral da Câmara, que precisa, por exemplo, de um setor de TI completo, com profissionais qualificados e efetivos, assim como no setor Legislativo, que necessita ser recomposto devido à aposentadoria dos servidores. De modo geral, a Câmara passa por um processo de renovação do seu quadro e estamos considerando, a princípio, a recomposição de vacância ocasionada por processos de aposentadoria em aberto”, disse Gois.
Cabe recordar que a seleção está autorizada desde abril de 2022, quando foi aprovado o Projeto de Lei 108/2022. O texto do PL acrescentava a autorização de contratações oriundas de concursos públicos à Lei de Diretrizes Orçamentárias.
O novo edital é previsto desde 2020 no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA).
A previsão era de que o certame fosse realizado ainda em 2022, com aplicação de provas em setembro. No entanto, o edital não foi publicado, o que deve acontecer em breve, uma vez que a banca organizadora já está definida.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
A última seleção para a Câmara de Natal ocorreu em 2016 sob organização do COMPERVE/UFRN (Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
O certame ofertou cinco vagas para Guarda Legislativo, carreira de nível médio. Do total de oportunidades, três foram de ampla concorrência, uma foi reservada a candidato com deficiência e uma ao sexo feminino.
À época, a remuneração dos aprovados foi de R$ 1.469,23 para 40 horas semanais. Ao valor, poderiam ser acrescidos vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação.
Os requisitos exigidos para a investidura, além do ensino médio completo, eram:
As fases avaliativas que compuseram o certame foram as seguintes:
As provas objetivas, que tiveram duração máxima de quatro horas, contaram com 60 questões distribuídas do seguinte modo:
Os Conhecimentos Específicos versaram sobre as seguintes disciplinas:
Os aprovados no exame objetivo dentro do limite estabelecido foram submetidos ao Teste de Capacitação Física, durante o qual deveriam ser performados os seguintes exercícios:
Finalmente, os selecionados por meio de ambas as etapas tiveram que se matricular no Curso de Formação Profissional, que exigiu do aluno, durante sua realização, tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva.
Durante o Curso, o aluno fez jus a auxílio financeiro no valor de 50% do subsídio da classe inicial do cargo.
Por fim, confira, conforme o edital da última seleção, a descrição sumária das atividades do Guarda Legislativo da Câmara Municipal de Natal:
O edital do último concurso da Câmara de Natal pode ser conferido neste link .
A Câmara Municipal de Natal é o órgão de representação do poder legislativo municipal da capital do Rio Grande do Norte. É composta de 29 vereadores eleitos por voto proporcional para um mandato de quatro anos. Atualmente, funciona no Palácio Padre Miguelinho.
Confira quem são os diretores da CMN: