- Página Inicial
- Concurso Crefito 5ª região (RS): Banca definida. Veja todos os detalhes!
Foi definida a banca do novo concurso Crefito 5ª Região (RS), o que torna o edital iminente!
A seleção ofertará para vagas preenchimento imediato, além de oportunidades de formação de cadastro reserva.
Confira logo abaixo todos os detalhes acerca da seleção!
O concurso do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Rio Grande do Sul ) já conta com banca definida!
A Legalle Concursos será a responsável pela seleção do Conselho, que não tem um concurso público há seis anos, mas que contou, em 2021, com um Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Auxiliares Administrativos.
Agora, o edital está iminente, para a alegria dos concurseiros! A previsão é de que a publicação ocorra dentro de 30 dias.
Além disso, a expectativa é de que as provas sejam aplicadas dentro de quatro meses, em média, o que resultaria em avaliações por volta de fevereiro de 2023. No entanto, isto é apenas uma previsão, não havendo uma data definida.
Ademais, a informação sobre a contração da banca foi divulgada no Diário Oficial da União do dia 24 de outubro de 2022. Confira o documento:
Embora ainda não haja informação acerca da quantidade de vagas, a previsão é de que a oferta seja tanto para preenchimento imediato quanto para formação de cadastro reserva. Vale ressaltar que são aguardadas três vagas imediatas.
Além disso, a expectativa é de que o certame contemple oportunidades de níveis médio e superior de escolaridade.
Confira quais serão os cargos:
Nível Médio
Nível Superior
Cabe ressaltar que há a probabilidade de os candidatos serem avaliados por meio de provas objetivas, nas quais 50 questões serão divididas entre Conhecimentos Básicos (20 questões) e Específicos (30 questões).
Confira as disciplinas que podem cobradas:
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
A última seleção da Crefito 5 ocorreu em 2016 sob organização do INQC (Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação).
À época, foram ofertadas 5 vagas imediatas mais oportunidades de formação de cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
Confira a distribuição das oportunidades:
Nível Fundamental
Nível Médio
Nível Superior
Ademais, os aprovados foram lotados nos seguintes municípios:
Os salários dos servidores variavam entre R$ 1.482 e R$ 5.073 e eram acrescidos dos seguintes benefícios:
Cabe ressaltar, ainda, que a carga horária mensal era de 200 horas para todos os cargos.
Os requisitos básicos para a admissão na Crefito 5 por meio do último concurso eram os seguintes:
Por outro lado, como requisito específico era exigida a formação correspondente ao nível de escolaridade e à especialidade escolhida, além do registro no respectivo conselho de classe, quando houvesse.
Os cargos de Motorista e Fiscal deveriam possuir, ainda, CNH “B” e disponibilidade para viagens.
O último concurso do Conselho contou com etapa única, que consistia, por sua vez, em prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
A estrutura das avaliações variou conforme o cargo pretendido, porém, em síntese, estas foram as disciplinas cobradas:
Cabe ressaltar que nem todas as matérias foram exigidas para todos os cargos.
Ademais, os exames foram realizados em Porto Alegre – RS e tiveram duração de quatro horas.
Por fim, confira, de maneira sintetizada, algumas das atribuições dos cargos contemplados pelo último concurso Crefito 5:
Finalmente, confira aqui o edital da última seleção da Crefito 5.
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Rio Grande do Sul) teve seu início em 1985.
Até 16 de novembro de 2004 o Crefito 5 tinha abrangência nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, após Resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, foi criado o Crefito 10, que atende os profissionais de Santa Catarina.
Hoje, o Crefito RS possui uma sede própria e toda uma estrutura organizacional e operacional para um bom funcionamento, além de estar crescendo e inovando a cada dia, proporcionando um melhor atendimento para as categorias.
Por fim, vale ressaltar que a missão do Conselho Regional de Fisioterapia do Rio Grande do Sul é proteger a sociedade de profissionais inabilitados eticamente ao exercício e proibir que leigos exerçam a profissão de fisioterapia e terapia ocupacional, sendo a atenção do Conselho sempre voltada para a saúde da população.