- Página Inicial
- Concurso CRM PR: Banca contratada. Edital em breve!
Excelente notícia! O edital do concurso CRM PR é iminente!
A banca organizadora já foi oficialmente contratada: o Nosso Rumo ficará encarregado pela seleção.
Saiba todos os detalhes logo abaixo!
O edital do Conselho Regional de Medicina do Paraná se encontra em caráter de iminência, ou seja, pode ser publicado a qualquer momento!
Isto porque a banca organizadora da seleção já foi contratada!
O extrato de contrato com o Nosso Rumo, Instituto de Educação & Desenvolvimento Social, que será o responsável pelo certame, foi publicado no Diário Oficial do dia 10 de novembro de 2022.
Confira o conteúdo do documento na íntegra:
EXTRATO DE CONTRATO N.º 38/2022-CRM-PR
Contratante: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ. Contratado: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOSSO RUMO, CNPJ 11.465.170/0001-68. DO OBJETO: Contratação de empresa especializada em realizar Concurso Público para o provimento de cargo efetivo do Quadro de Pessoal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), incluindo organização e execução do Concurso Público, com provas objetivas e redacionais. DO VALOR: Todas as despesas com a execução dos serviços serão provenientes da taxa de inscrição arrecadada pelo Contratado, não havendo nenhum ônus para o CRM-PR. DA VIGÊNCIA: 12 (doze) meses, a contar da data de assinatura. Base legal: inciso XIII do Art. 24, Lei 8.666/93.
Conforme é possível constatar, o contrato terá validade de um ano, o que indica que o certame acontecerá dentro desse período.
Ademais, outros detalhes, como vagas, cargos e salários, ainda não são conhecidos. Cabe ao concurseiro, agora, aguardar a publicação do edital!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
A última seleção para o órgão ocorreu em 2018 e ficou sob responsabilidade do Instituto Quadrix.
À época, foram ofertadas 4 vagas imediatas mais 785 oportunidades de formação de cadastro reserva para os seguintes cargos:
Nível Fundamental
Nível Médio
Nível Técnico
Nível Superior
A carga horária semanal dos aprovados variava entre 20 e 40 horas, enquanto os salários abrangiam valores entre R$ 1.398,09 e R$ 6.669,34.
Além disso, os servidores tinham direito aos seguintes benefícios:
Finalmente, as atribuições dos cargos eram conforme as atividades descritas no plano de gestão de pessoas, carreiras, cargos e salários. Confira aqui o documento.
Confira, também, quais foram os requisitos mínimos exigidos para a contratação no CRM PR:
Por outro lado, os requisitos específicos estavam atrelados ao nível de escolaridade exigido por cada cargo.
Além da formação correspondente à carreira pretendida, era necessário possuir registro ativo no respectivo conselho de classe, quando houvesse.
Ademais, alguns cargos de nível médio requeriam conhecimentos desejáveis em alguns aspectos da área de atuação.
Além disso, o cargo de Agente Operacional exigia CNH B.
A seleção de 2018 contou com duas etapas, sendo elas:
As fases foram realizadas nos seguintes municípios do Estado do Paraná:
Composta de Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos e contando com 120 questões do tipo “Certo ou Errado”, a prova objetiva foi aplicada para todos os cargos.
As disciplinas comuns a todos os cargos, pertencentes ao grupo de Conhecimentos Básicos, foram as seguintes:
Os candidatos de níveis médio, técnico e superior aprovados no exame objetivo se submeteram à redação (médio e técnico) e à prova discursiva (superior).
Ambas as avaliações consistiram na composição de textos de até 30 linhas acerca de temas relacionados aos Conhecimentos Específicos de cada cargo.
Por fim, confira aqui o último edital do CRM PR.
A legislação que respalda a criação dos Conselhos de Medicina foi instaurada com o Decreto-Lei n.º 7.955, de 13 de setembro de 1945, mas somente teve sua aplicação em 1951, com a constituição do Conselho Federal Provisório de Medicina.
Assim, houve a possibilidade de ativação dos primeiros quatro Regionais:
Em 21 de dezembro de 1957, coube ao Prof. Ernani Simas Alves, então presidente da Associação Médica do Paraná, a missão de organizar a diretoria provisória responsável pela efetivação do Conselho do Paraná . Sob as determinações legais, a diretoria provisória foi apresentada em 24 de janeiro de 1958 e oficializada no dia 31 do mesmo mês pelo CFM.
Por fim, a posse ocorreu em 12 de março de 1958, data que marca o início de fato das atividades do CRM PR, com cadastramento dos médicos e fornecimento das carteiras profissionais.