- Página Inicial
- Concurso Docas CE: Edital publicado. 85 vagas para Guarda Portuário, nível fundamental!
O edital do concurso Docas CE foi publicado!
A Companhia Docas do Ceará está ofertando vagas imediatas e oportunidades de formação de cadastro-reserva para Guarda Portuário, que exige nível fundamental de escolaridade.
Se interessa pelo certame? Então, navegue pelo índice abaixo e não perca nenhum detalhe!
Os interessados poderão se inscrever entre as 14h do dia 27 de janeiro e as 23h59 do dia 06 de março de 2023 por meio do site do IDIB (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro), banca organizadora do certame.
A taxa de inscrição foi fixada no valor de R$ 47,00 e poderá ser paga até o dia 07 de março de 2023.
Haverá possibilidade de isenção do valor para os candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e membros de família de baixa renda. Doadores de medula óssea também terão direito ao benefício.
A solicitação poderá ser feita entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2023.
No entanto, para fins de pedido de isenção, o candidato deverá ter realizado sua inscrição, obrigatoriamente, até o dia 28 de janeiro de 2023.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
A Companhia Docas do Ceará (CDC) está ofertando 85 vagas para Guarda Portuário, que exige ensino fundamental completo.
Do total de oportunidades, 48 são para formação de cadastro-reserva, sendo, portanto, 37 imediatas.
Além disso, haverá reserva de vagas para candidatos negros e para pessoas com deficiência (PcDs).
Os servidores serão lotados em Fortaleza – CE e receberão salário de R$ 1.677,55 para 180 horas mensais.
Acrescidos à remuneração, estarão o adicional de risco de 40% e vantagens previstas em acordo coletivo de trabalho.
Ademais, a jornada de trabalho mensal compreende que, para todas as 24 horas de labor, haverá um período de descanso de 72 horas.
Finalmente, vale destacar que o concurso terá validade de dois anos, sendo prorrogável uma vez por igual período.
Para concorrer, é necessário, além de ter o nível de escolaridade exigido, cumprir com os seguintes critérios:
O concurso contará com duas etapas, cada qual composta de diferentes fases. Confira:
A prova objetiva e a redação serão aplicadas juntas no dia 09 de abril de 2023 e terão duração total de quatro horas.
Constante de 60 questões de múltipla escolha (cada qual com quatro alternativas, sendo apenas uma correta), o exame objetivo abordará as seguintes disciplinas:
Já a redação deverá versar, entre 20 e 30 linhas, sobre temas relevantes e atuais de diversas áreas, tais como:
Os candidatos aprovados dentro do limite de vagas serão submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF), no qual deverão ser performados, no dia 28 de maio de 2023, os seguintes exercícios:
Flexão Abdominal (Supra)
Corrida de 12 minutos
Natação (estilo livre)
Finalmente, os aprovados em todas as fases da primeira etapa deverão se matricular no Curso de Formação Profissional, que será realizado em tempo integral, em dois turnos diários, podendo incluir sábados, domingos e feriados e, ainda, horários noturnos.
Todo o processo pertinente ao Curso será tratado em edital independente, a ser publicado em momento oportuno junto aos sites oficiais da Companhia Docas do Ceará.
Confira as funções atribuídas ao Guarda Portuário da CDC:
A última seleção para a Companhia ocorreu há bastante tempo, em 2006, quando foram ofertadas, sob organização do Instituto Cidades, 108 vagas, sendo 14 imediatas e 94 CR.
Confira os cargos contemplados:
Nível Fundamental
Nível Médio
Nível Superior
Os aprovados da época contaram com os seguintes benefícios somados aos vencimentos:
As etapas avaliativas para Guarda Portuário foram bem semelhantes às da edição atual do concurso. No entanto, a fase de redação (prova discursiva) não foi aplicada.
A Companhia Docas do Ceará (CDC) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Infraestrutura/Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, que tem por objeto realizar a administração e a exploração comercial do Porto de Fortaleza, atuando como Autoridade Portuária.
Dirigida por um órgão colegiado, com quatro diretorias, a CDC trabalha para fazer com que o Porto de Fortaleza, também chamado Porto do Mucuripe, seja cada vez mais um importante fator de desenvolvimento do Estado do Ceará.
Por fim, confira a identidade organizacional da Companhia:
Missão
Desenvolver e administrar o Porto de Fortaleza, oferecendo serviços e infraestrutura eficientes, bem como ser indutor do comércio e do desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental.
Visão
Até 2024, ser reconhecida como Autoridade Portuária referência no Nordeste, pela gestão portuária eficiente e ambientalmente sustentável.
Valores
O edital do concurso Docas CE foi retificado e sofreu alterações na data de aplicação das provas objetivas e discursivas. Confira!
Continuar lendoForam reabertas as inscrições do concurso Docas CE, que ainda sofreu alteração em datas importantes. São vagas imediatas e de CR para Guarda Portuário.
Continuar lendo