Concurso FAETEC RJ: Edital publicado. 532 vagas. Confira mais detalhes!

Atenção, concurseiros! Foi publicado o edital para um novo concurso FAETEC RJ (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro). São ofertadas 532 oportunidades temporárias. Além disso, as inscrições já estão abertas e os candidatos da nova seleção serão avaliados por meio de Avaliação de Títulos. Confira todos os detalhes!

Concurso FAETEC RJ conta com edital publicado para novo processo seletivo simplificado. São ofertadas 532 oportunidades.

Atenção, concurseiros! Foi publicado o edital para um novo concurso FAETEC RJ (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro). São ofertadas 532 oportunidades temporárias.

Além disso, as inscrições já estão abertas e os candidatos da nova seleção serão avaliados por meio de Avaliação de Títulos. Confira todos os detalhes!

 

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

[ps2id id=’inscrições-concurso’ target=”/]Concurso FAETEC RJ: inscrições

Antes de mais nada, é essencial que os concurseiros interessados no processo seletivo simplificado da FAETEC RJ saibam que já podem realizar sua inscrição por meio do site da própria Fundação. Ademais, o processo pode ser realizado até as 19h do dia 02 de março.

Além disso, vale destacar que é possível se inscrever para mais de um cargo, desde que os requisitos das carreiras sejam atendidos.

Ademais, durante a inscrição os concurseiros podem optar por um dos regimes de cotas disponíveis, sendo eles para pessoa com deficiência ou negro/índio.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

[ps2id id=’vagas-cargos’ target=”/]Vagas, cargos e remunerações

Em suma, o novo concurso da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro possui autorização para o preenchimento de até 532 oportunidades, de forma que durante todo o prazo de validade do concurso serão convocados os aprovados.

Sendo assim, a seleção oferta vagas temporárias para cargos de Professor, Orientador Educacional e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes, de forma que as contratações serão para 2022 e 2023.

Portanto, confira a distribuição das oportunidades entre as carreiras contempladas:

  • Professor de Ensino Superior Faetec 40h – 20 vagas;
  • Professor de Ensino Superior Faetec 20h – 9 vagas;
  • Professor Faetec I 40h – 243 vagas;
  • Professor Faetec I 20h – 129 vagas;
  • Professor Orientador Educacional 40h – 6 vagas;
  • Professor Supervisor Educacional 40h – 11 vagas;
  • Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I 40h – 114 vagas.

 

Além disso, os aprovados no processo seletivo simplificado contarão com remunerações que variam entre R$ 1.500,00 e R$ 3.600,00, a depender do cargo escolhido.

Ademais, os contratados em regime temporário ainda receberão os seguintes benefícios:

  • licença maternidade;
  • licença paternidade;
  • férias;
  • 13º salário, inclusive proporcionais; e
  • remuneração não inferior ao piso regional fixado em Lei Estadual, de acordo com a respectiva categoria.

 

[ps2id id=’requisitos-básicos’ target=”/]Quais são os requisitos básicos?

É igualmente importante que os candidatos do concurso FAETEC RJ saibam que, para a investidura nos cargos, devem cumprir com os requisitos básicos a seguir:

  • ter sido considerado apto no processo seletivo, após convocação;
  • não ser servidor da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, excetuando-se aqueles enquadrados nas hipóteses previstas no inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal, desde que comprovada a compatibilidade de horários, nos termos do art. 7º e parágrafo único da Lei Estadual nº 6.901/2014;
  • não ter sido contratado pela Administração direta e indireta do Estado do Rio de Janeiro, com fundamento no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, antes de decorridos 12 (doze) meses do encerramento de seu contrato anterior;
  • atender aos critérios do anexo I; e
  • retornar ao local de convocação da FAETEC com a Comunicação Interna da Unidade de Ensino atestando o início das suas atividades.

 

[ps2id id=’provas-concurso’ target=”/]Concurso FAETEC RJ: provas

Por fim, é imprescindível que os inscritos no novo concurso FAETEC RJ saibam que serão avaliados por meio de uma única etapa avaliativa, sendo ela de Avaliação de Títulos.

Nesse sentido, os documentos a serem aceitos e analisados, conforme o cargo escolhido, são os seguintes:

Professor de Ensino Superior Faetec – com atuação no Ensino Superior:

  • Pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, compatível com a área de atuação ou mestrado na área de atuação – obrigatório;
  • Mestrado em área compatível de atuação – um ponto;
  • Doutorado em área compatível de atuação – dois pontos.

 

Professor Faetec I – com atuação nas disciplinas da Educação Básica (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio):

  • Licenciatura plena na disciplina de atuação – obrigatório;
  • Pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, em área compatível com a disciplina de atuação – um ponto;
  • Mestrado em área compatível com a disciplina de atuação – dois pontos;
  • Doutorado em área compatível com a disciplina de atuação – três pontos.

 

Professor Faetec I – com atuação na Educação Básica (Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental):

  • Licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior – obrigatório;
  • Pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, na área educacional – um ponto;
  • Mestrado na área educacional – dois pontos;
  • Doutorado na área educacional – três pontos.

 

Professor Faetec I – com atuação nas disciplinas da Educação Profissional e Tecnológica:

  • Graduação em área profissional compatível com a disciplina de atuação – obrigatório;
  • Licenciatura plena e/ou programa especial de formação pedagógica em área profissional compatível com a disciplina de atuação – preferencial;
  • Pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, em área profissional compatível com a disciplina de atuação – um ponto;
  • Mestrado na área educacional – dois pontos;
  • Doutorado na área educacional – três pontos.

 

Supervisor educacional e orientador Educacional:

  • Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional ou em Supervisão Educacional; Licenciatura com especialização em Orientação Educacional ou em Supervisão Educacional – obrigatório;
  • Mestrado na área de Educação – um ponto;
  • Doutorado na área de Educação – dois pontos.

 

Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I:

  • Ensino médio completo e formação específica em área profissional compatível com a disciplina de atuação ou comprovada experiência, de no mínimo dois anos, em área profissional compatível com a disciplina de atuação – obrigatório;
  • Graduação em área profissional compatível com a disciplina de atuação – um ponto;
  • Pós-graduação lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, em área profissional compatível com a disciplina de atuação – dois pontos.

 

Vale destacar que o que se prevê é que o resultado da avaliação seja divulgado até dia 07 de março, de forma que em 08 de março já sejam iniciadas as convocações.

[ps2id id=’sobre-faetec’ target=”/]Sobre a FAETEC RJ

Responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, deu seus primeiros passos em 10 de junho de 1997. Atualmente, a Rede atende cerca de 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino, que somam a oferta no Ensino Técnico de Nível Médio, na Formação Inicial e Continuada / Qualificação Profissional e na Educação Superior.

Criada pela Lei nº 2.735/97 e alterada pela Lei nº 3.808/02, é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de Direito Público, de duração indeterminada. Sua sede administrativa, situada em um imenso complexo de mais de 1.900.000 m², está localizada na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Quintino Bocaiúva, Zona Norte da cidade.

As inovações tecnológicas em consonância com a realidade dos setores produtivos são as marcas da formação oferecida pela Faetec, dando a ela status de uma das mais importantes redes de Educação Pública e Profissionalizante do Brasil. Reafirmando o compromisso do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de qualificação à população bem como elevar os índices de empregabilidade, a Fundação contribui para o desenvolvimento econômico e social dos municípios fluminenses.

Em processo de plena expansão pelo Estado, estima se que, até o fim de 2014, cerca de 400 mil vagas em cursos da Fundação sejam oferecidos à população. A aposta em projetos de inclusão social, as parcerias com instituições nacionais e internacionais e um olhar atento ao bem-estar de servidores e funcionários são alguns dos fatores que contribuem para que a Faetec seja uma instituição com ensino de referência que agrega humanização, cidadania e tecnologia.

Área de Atuação

Com ampla oferta de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita de qualidade, a Faetec está em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, apostando no potencial econômico dos municípios fluminenses. Ao todo, 51 cidades contam com a presença da Fundação através de oportunidades em diversos segmentos de ensino.

Algumas das unidades são: Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Escolas de Artes Técnicas (EATs), Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterjs) e Centros de Referência em Formação de Profissionais da Educação (Iserj e Isepam).

O ensino na Rede é desenvolvido com base nos seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

História da Inclusão na Rede Faetec

A política de Inclusão Educacional foi iniciada em novembro de 2003, através de um Programa de Inclusão na Educação vocacionado para estimular, mobilizar, conscientizar e construir coletivamente a Escola Para Todos. As ações consistem na inclusão de pessoas com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação nas oportunidades de Educação Profissional.

Em 2007, a Faetec criou a Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional, com o objetivo de favorecer processos e dinâmicas educacionais, que reconheçam e incluam a diversidade humana nas dimensões física, política, cultural e social, na perspectiva das práticas educativas desenvolvidas nas unidades escolares da Rede Faetec.

Essa política é uma conquista que confirma a compreensão da inclusão na educação como parte de um movimento maior, pelo qual se busca não só garantir o acesso e permanência, mas também a qualidade e a equidade na educação, para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

Orientando-se pelas atuais Políticas Nacionais de Educação Inclusiva, a Faetec oferece à comunidade escolar: Sala de Recursos Multifuncionais, Intérpretes de Libras, Sala de Imprensa Braille, Fórum Itinerante de Educação Especial nas unidades de ensino, Formação Continuada em Libras, Braille, Orientação e Mobilidade, Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiências (visual / auditiva / intelectual / física / múltiplas).

História no Esporte e na Cultura

Na área de Esporte, os Centros de Educação Física e Esportes assumem um papel de destaque na Rede Faetec, beneficiando alunos e integrantes da comunidade com projetos de diversas naturezas. Associando a saúde do corpo à saúde da mente, professores dão aulas de esportes coletivos e natação, entre outras modalidades.

Outro papel importante é desempenhado pelo Centro Interamericano de Artes Marciais, que, desde 1996, forma jovens e adultos capazes de competir e obter bons resultados nas disputas oficiais desta modalidade esportiva.

A Faetec também se faz presente no âmbito cultural. Por meio da música, os alunos têm acesso aos clássicos universais e aos autores que se consagraram e deram identidade às músicas populares e eruditas brasileiras, através das Escolas de Música e Bandas. Um dos destaques da Rede é o curso Técnico de Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, que foi o primeiro da América Latina.

Nas artes cênicas, a Faetec administra a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, formando profissionais de teatro para a atuação em palco, bem como em campos afins, tais como cenografia, figurino e canto. Nela, são ministradas aulas de produção artística e cultural.

As Escolas de Artes Técnicas formam profissionais especializados para as atividades dos bastidores do teatro e do Carnaval, habilitando-os para a confecção de fantasias, adornos e adereços e, também, para a organização, planejamento e liderança na área de produção de espetáculos.

[ps2id id=’último-concurso’ target=”/]Último concurso FAETEC RJ

O último concurso FAETEC RJ teve seu edital divulgado no ano de 2019. Na ocasião, foram ofertadas 209 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. A banca organizadora responsável pela execução do certame foi o Instituto Acesso.

As oportunidades foram destinadas para os seguintes cargos:

  • Médio: Agente Administrativo (16), Inspetor de Alunos (16);
  • Técnico: Instrutor de Disciplina Professor I 40H (4);
  • Superior: Agente Administrativo (16), Orientador Educacional (2), Professor FAETEC I 20H (46), Professor FAETEC I 40H (114), Professor FAETEC Ensino Superior 40H (5), Supervisor Educacional (4), Técnico Superior (2).

 

Os salários variavam de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00, em jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Ademais, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, sendo realizadas no dia 15 de dezembro de 2019.

Ocorreu ainda uma Prova de Desempenho Didático para o cargo de Professor de Ensino Superior FAETEC e uma avaliação de títulos.

Portanto, a estrutura das provas foi a seguinte:

  • Professor FAETEC I e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I: Língua Portuguesa (5 questões com peso 0,5), Conhecimentos Educacionais (5 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (24 questões com peso 0,5);
  • Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Técnico Superior – Assistente Social: Língua Portuguesa (5 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (29 questões com peso 0,5);
  • Inspetor de Alunos e Agente Administrativo: Língua Portuguesa (10 questões com peso 0,5), Raciocínio Lógico (10 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (14 questões com peso 0,5);
  • Professor de Ensino Superior FAETEC: Língua Portuguesa (10 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (40 questões com peso 0,5).

 

Prova de Desempenho Didático (exclusivo para Professor de Ensino Superior FAETEC)

A prova de desempenho didático consistiu de uma aula, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 15 (quinze) minutos e máximo de 20 (vinte) minutos, ministrada em linguagem adequada, em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, perante uma banca examinadora composta por 2 (dois) professores.

Ademais, foram convocados para realizar a prova de desempenho didático os candidatos às vagas de ampla concorrência aprovados na prova objetiva e classificados em até 15 (quinze) vezes o número vaga de cada cargo/área do conhecimento/região, respeitando-se os empates na última posição, assim como para negros e candidatos com deficiência.