O novo concurso FCRIA AP (Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá) pode acontecer em breve!
A comissão organizadora da seleção já está formada. O próximo passo deverá ser a definição e contratação da banca que ficará responsável por viabilizar e aplicar as etapas da seleção.
Para não perder nenhum detalhe acerca do certame e já dar início à sua preparação, navegue pelo índice abaixo!
[ps2id id=’situacao’ target=”/]Concurso FCRIA Amapá: Situação atual
A Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá
pode ter um novo edital para efetivos publicado em breve!
A comissão organizadora da seleção já está definida. Este é um passo importante rumo à publicação do certame.
Confira o conteúdo da publicação, feita no Diário Oficial Eletrônico do Estado do dia 02 de fevereiro de 2023, que institui o grupo de trabalhos:
PORTARIA Nº 014/2023-GAB/FCRIA
O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO ESTADO DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Decreto Estadual nº 0033/2023, Lei nº 1.230/2008, nos termos do Art. 51 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; e tendo em vista a Solicitação n° 001/2023-COMISSÃO NORMATIVA; RESOLVE:
Art. 1º- Designar os servidores abaixo relacionados para comporem a Comissão Normativa com intuito de dar prosseguimento ao Estatuto da Fundação da Criança e do Adolescente-FCRIA; Plano de Cargos, Carreiras, e Remuneração-PCCR; Carteira Funcional; Código de Conduta e de Ética dos Servidores; e Planejamento Estratégico e Proposta de um novo Concurso Público:
– Antônio Igor de Matos Pereira (Educador Social);
– Cristiane de Sousa Brito (Arte-Educadora);
– Ivonete Ferreira da Silva (Monitora Socioeducativa);
– Jackson Rubens de Oliveira (Monitor Socioeducativo);
– Keyla Aparecida dos Santos Silva (Educadora Social);
– Kelly Cristina Pereira Pacheco (Monitora Socioeducativa);
– Luiz Carlos Cardoso Ferreira (Monitor Socioeducativo);
– Marcos Viana dos Santos (Educador Social);
– Maria Clarisse Braga de Moraes (Pedagoga);
– Maria Lúcia Coelho (Assistente Social);
– Nádia do Nascimento Lima dos Reis (Pedagoga);
– Roberto Silva de Souza (Educador Social);
– Fabricio Nery Furtado (Educador Social).
Art. 2º – Revogar a Portaria n° 005/2023-GAB/FCRIA, de 19 de janeiro de 2023;
Art. 3º – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Registre-se, publique-se e cumpra-se.
Macapá-AP, 01 de fevereiro de 2023.
LUIS EDUARDO GARCEZ DE OLIVEIRA
Diretor-Presidente da FCRIA
Decreto nº 0033/2023-GEA
O quantitativo de vagas e os cargos a serem contemplados pelo concurso ainda não foram revelados.
Vale destacar que a elaboração do edital terá início quando o órgão identificar e definir suas necessidades.
No entanto, a publicação do documento somente será feita após o contrato com a banca organizadora, processo que deverá ser levado adiante pela comissão.
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[ps2id id=’ultimo’ target=”/]Último concurso FCRIA AP
A última seleção da FCRIA AP aconteceu em 2018 e contou com organização da FCC (Fundação Carlos Chagas).
À época, foram ofertadas 204 vagas, sendo 64 imediatas e 140 para formação de cadastro-reserva.
Foram contemplados os seguintes cargos e especialidades:
Nível Médio
- Educador Social – Nível Médio (10 + CR)
- Monitor Socioeducativo (40 + CR)
Nível Superior
- Educador Social – Nível Superior
- Arte-Educador (5 + CR)
- Pedagogo (4 + CR)
- Psicólogo (5 + CR)
Os salários dos aprovados variaram entre R$ 2.856,04 e R$ 4.080,15.
Já as taxas de inscrição, necessárias para que a candidatura fosse homologada, corresponderam a valores entre R$ 85,00 e R$ 100,00, a depender da carreira pretendida.
[ps2id id=’requisitos’ target=”/]Requisitos
Além de possuir o nível de escolaridade exigido para cada cargo e especialidade, os interessados também deveriam preencher os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou português em condição de igualdade de direitos com os brasileiros, na forma do art.12, § 1º, da Constituição Federal;
- Ter idade mínima de 18 anos completos até a data de admissão;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.
[ps2id id=’etapas’ target=”/]Etapas e provas
A última seleção
contou com aplicação de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos a Monitor Socioeducativo ainda tiveram que realizar um Teste de Aptidão Física (TAF) de caráter eliminatório.
As provas de conhecimentos foram aplicadas juntas em Macapá- AP e tiveram duração de três horas e meia.
Em síntese, o exame objetivo abordou questões acerca de Conhecimentos Gerais e Específicos. Com um total de 50 questões, as avaliações exigiram domínio das seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais (20)
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- História e Geografia do Amapá
- Conhecimentos Específicos – Variantes conforme o cargo/especialidade (30)
[ps2id id=’atribuicoes’ target=”/]Atribuições dos cargos
Confira as funções atribuídas a cada um dos cargos contemplados pelo último concurso da Fundação::
Educador Social – Nível Médio
- Estabelecer relacionamento interpessoal com o socioeducando, servidores e a comunidade geral;
- Resguardar o caráter confidencial das informações pertinentes ao atendimento ao socioeducando;
- Coordenar e executar, sob orientação da equipe técnica e coordenação, as atividades ocupacionais, pedagógicas e de lazer, cultura e esporte, objetivando a socialização dos adolescentes de acordo com o planejamento participativo da unidade;
- Supervisionar e orientar os monitores no controle da entrada e saída dos educandos na unidade, bem como a permanência dos mesmos na área interna da unidade;
- Preencher o relatório diário de ocorrência;
- Participar de reuniões com a equipe técnica, coordenação e educandos;
- Atuar no planejamento participativo da unidade;
- Comunicar imediatamente à chefia da unidade toda e qualquer anormalidade observada na rotina da unidade;
- Acompanhar e permanecer junto aos adolescentes nas atividades externas definidas pela equipe técnica e coordenação;
- Ministrar aos adolescentes a medicação nos horários pré-estabelecidos pelo médico;
- Orientar os adolescentes na higiene pessoal, limpeza dos alojamentos e conservação das demais áreas da unidade;
- Tomar conhecimento e dar cumprimento aos procedimentos repassados pela equipe técnica e coordenação;
- Auxiliar a equipe técnica na execução do Programa Individualizado de Atendimento – PIA;
- Permanecer sempre na área a fim de observar qualquer alteração e garantir a execução das atividades planejadas e a integração dos adolescentes;
- Supervisionar e orientar os monitores a fim de garantir as necessidades diárias do adolescente no que refere a servir água, alimentação e material de higiene;
- Garantir a disciplina e segurança dos socioeducandos pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA.
Monitor Socioeducativo
- Estabelecer relacionamento interpessoal com o socioeducando, servidores e a comunidade em geral;
- Resguardar o caráter confidencial das informações pertinentes ao atendimento ao socioeducando;
- Controlar a entrada e saída dos educandos na unidade, bem como a permanência dos mesmos na área interna da unidade;
- Participar de reuniões com a equipe técnica, coordenação e educandos;
- Atuar no planejamento participativo da unidade;
- Responsabilizar-se por todo o material repassado pela chefia da unidade, inclusive manuseio das chaves;
- Comunicar imediatamente à chefia toda e qualquer anormalidade observada na rotina da unidade;
- Acompanhar os policiais militares nas revistas efetuadas nos alojamentos, na saída e no retorno dos adolescentes para atividades externas, bem como de visitantes;
- Auxiliar os adolescentes na higiene pessoal, limpeza dos alojamentos e conservação das demais dependências da unidade;
- Tomar conhecimento e dar cumprimento aos procedimentos repassados pela equipe técnica e coordenação;
- Auxiliar a equipe técnica na execução do Programa Individualizado de Atendimento – PIA;
- Atender às necessidades diárias do adolescente no que refere a servir água, alimentação e material de higiene;
- Garantir a disciplina e segurança dos socioeducandos pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA.
Educador Social – Arte-Educador
- Promover, em conjunto com a equipe multidisciplinar e profissional, ações psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA;
- Planejar, promover e garantir eventos e atividades culturais periódicos nas Unidades Operacionais.
Educador Social – Pedagogo
- Promover, em conjunto com a equipe multidisciplinar e profissional, ações psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA;
- Planejar e promover ações técnicas, administrativas e pedagógicas no sentido de aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem dos socioseducandos.
Educador Social – Psicólogo
- Promover, em conjunto com a equipe multidisciplinar e profissional, ações psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA;
- Atender aos socioeducandos e a seus familiares no aspecto psicológico, através de acompanhamentos individuais, grupais, visitas domiciliares e parecer técnico, objetivando a superação de dificuldades pessoais e sociais, colaborando na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização e coibindo práticas regressivas que prejudiquem o desenvolvimento pessoal, emocional e social.
Clique aqui
e confira o edital da última seleção da FCRIA AP.
[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre a FCRIA AP
A Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá
, criada pelo Decreto n.º 0309 de 18 de dezembro de 1991, é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social, com patrimônio próprio e autonomia técnica, administrativa e financeira e com sede e foro em Macapá, capital do Estado.
A FCRIA AP tem por finalidade coordenar e executar a política de promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, e de adolescentes autores de ato infracional no cumprimento de medidas cautelar e socioeducativas, e ainda:
- executar a política estadual de atendimento socioeducativo, destinado aos adolescentes sentenciados com medidas socioeducativas ou regime cautelar;
- promover o atendimento e realizar ações socioeducativas que atendam aos adolescentes demandatários da Política Estadual de Atendimento Socioeducativo, garantindo os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, a fim de facilitar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social;
- garantir ao adolescente formação profissional, tendo como base a compreensão do trabalho, aliada à dimensão educativa;
- planejar e executar programas socioeducativos destinados aos adolescentes em regime de orientação e apoio sociofamiliar, apoio socioeducativo em meio aberto – prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida – semiliberdade e internação.